A Câmara dos Deputados realizará, em 29 de agosto, a primeira sessão solene em homenagem ao “ Dia Nacional da Visibilidade Lésbica ”. A iniciativa deve lembrar a morte de Luana Barbosa após uma abordagem policial em Ribeirão Preto (SP), em 2016.
Segundo a Folha de S. Paulo, a sessão foi proposta pela deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), a primeira parlamentar abertamente lésbica a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A sessão terá também a participação de movimentos sociais que combatem a violência contra mulheres lésbicas.
“Dia 29 será um dia de luta contra a lesbofobia e de celebração de nossas vidas, mas também de pressionar o Parlamento pela construção de políticas públicas efetivas para a nossa população“, afirmou a deputada.
Familiares de Luana Barbosa, que era lésbica, dizem que ela foi agredida após se recusar a ser revistada por policiais militares homens. Ela morreu após uma isquemia cerebral aguda causada por traumatismo cranioencefálico.
Segundo a equipe da deputada federal gaúcha, a bancada evangélica, forte opositora a temáticas que envolvem a comunidade LGBTQIA+, ainda não manifestou nenhum tipo de resistência à realização da sessão.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Instagram!