A Deputada Federal eleita pelo PSOL São Paulo e primeira travesti negra a ser eleita ao Congresso, Erika Hilton, mais uma vez faz história. Ao lado das Deputadas Federais Jackeline Rocha (PT/ES) e Daiana Santos (PCdoB/RS), a parlamentar foi eleita nesta quarta-feira (4), por unanimidade, vice presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados.
A Comissão, que completa 28 anos em 2023, nunca havia sido completamente dirigida por mulheres. A Deputada Erika eleva a grandiosidade do feito sendo a primeira mulher trans a ser vice presidenta de uma Comissão na Câmara dos Deputados.
Para Erika, "participar da condução da CDHMIR em um momento de reconstrução do país e da agenda dos Direitos Humanos no Brasil, após quatro anos de desmontes e ataques às minorias, é uma honra e uma responsabilidade gigantescas".
"Vamos construir a muitas mãos espaços de articulação nacional e emancipação das maiorias sociais minorizadas e históricamente marginalizadas no Brasil", afirmou ela.
Recentemente a deputada também se tornou a primeira mulher trans a presidir uma sessão na Câmara dos Deputados , em 15 de março deste ano. Na ocasião, a parlamentar presidiu uma sessão solene em homenagem à vereadora assassinada em 2018, Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes. Após cinco anos, o caso segue sem resolução.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram, aproveite e entre no nosso grupo! Siga também o perfil geral do Portal iG.