Vaneza Oliveira, atriz da série 3% é confundida com mulher trans e atacada verbalmente por homem no metrô de São Paulo
Reprodução/Instagram
Vaneza Oliveira, atriz da série 3% é confundida com mulher trans e atacada verbalmente por homem no metrô de São Paulo

Vaneza Oliveira, conhecida pela série “3%”, da Netflix, usou as redes sociais para desabafar após ser vítima de transfobia no metrô de São Paulo, quando estava indo para a casa da mãe no último domingo (19).

A atriz, que é uma mulher cis, conta que já havia sido confundida antes, mas foi a primeira vez a ser violentada por isso. Em seu desabafo, ela pede luta e justiça pelos direitos de todas as mulheres.

“Se a causa das mulheres trans não lhe sensibiliza de maneira empática, espero que, por meio deste relato, possamos entender que, em um país misógino e machista, que mais mata mulheres trans, todas nós, podemos ser vítimas de violência física e psicológica”, escreveu a atriz na legenda.

“Eu passei por uma situação de violência transfóbica, aqui no metrô de São Paulo”, disse ela no vídeo.

“Eu estava indo para a casa da minha mãe e estava vestida com uma saia curta, salto alto e top. Eu me sentei, de pernas cruzadas e aí um senhor sentou na minha frente e, após algumas estações, ele virou para mim e falou: ‘Dá para você tampar as suas partes intimas? Porque tá dando pra ver as suas partes íntimas’”, contou.

Ela relata que o homem falou em voz alta, para que todos ouvissem, apenas para causar constrangimento.

“Na hora eu respondi para ele: ‘Se você não olhar debaixo da minha saia você não vai ver nada, é só você não olhar’, e comecei a discutir com ele. Ele então começou a gritar: ‘É porque ninguém é obrigado a olhar pro seu pinto!’. Ou seja, ele não viu nada, ele só queria me constranger. Ele queria me constranger por achar que eu era uma mulher trans”, continuou a atriz.

Vaneza explica: ‘Não é a primeira vez que eu sou confundida com uma mulher trans, mas foi a primeira vez que, por ser confundida, eu fui violentada!”

Visivelmente emocionada, ela desabafa e faz um apelo: “Eu trago esse relato como um desabafo porque eu estou muito sensibilizada, mas também para que nós mulheres, nesse mês de março que fala sobre as nossas lutas, que seja um exemplo de quanto é importante a gente trazer a luta das mulheres trans para o nosso discurso ativamente.”

“Eu estava performance toda a feminilidade que a sociedade espera, e fui violentada! Qualquer mulher pode passar por isso. Enquanto as mulheres trans não estiverem a salvo, nós não estamos a salvo!”, finalizou a atriz.

O vídeo voltou a viralizar nesta sexta-feira após ser compartilhada em outras páginas de Instagram, nos comentários, os usuários da rede social mostraram apoio e solidariedade.

“Todo meu amor. Toda minha solidariedade a você e todas as mulheres (TODAS) que infelizmente passam por isso todos os dias. Te amo!!!”, escreveu Ikaro Kadoshi.

“Já passei por algo bem parecido, e de fato o problema não é ser confundida com uma mulher trans, e sim a violência, e o constrangimento. Obrigada pelo relato super necessário!”, comentou Nathana Britto.

“A pessoa se acha no direito de ir confrontar uma outra por puro preconceito. Por isso esses discursos transfóbicos feitos em câmara como o do deputado Nikolas [Ferreira] devem ser punidos, se não pune inflamam várias atitudes como desse senhor. Ta cada vez mais difícil morar no Brasil!”, escreveu Pedro Brito.

Comentários na página @fofoquei, no Instagram
Reprodução/Instagram
Comentários na página @fofoquei, no Instagram

Agora você pode acompanhar o  iG Queer também no Telegram!   Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!