Uma moradora de Santa Catarina terá que indenizar o vice-prefeito da cidade de Antônio Carlos, Filipe Schmitz (MDB), em R$ 5 mil, por danos morais devido comentários homofóbicos publicados nas redes sociais na época em que o parlamentar concorria ao cargo político, na eleição de 2020.
A mulher é irmã de um dos políticos que também concorriam no pleito que Schmitz saiu vitorioso.
"Infelizmente o que vocês têm a oferecer? Um 'viado' como vice?", escreveu ela nas redes sociais debatendo com outra pessoa em um vídeo de campanha de Schmitz.
Na sequência a pessoa com quem a mulher discutia sugeriu que ela apagasse o comentário, o que ela se negou.
"Não tenho o por quê apagar querida, toda a cidade sabe! Com certeza o primeiro evento que vai ter na cidade vai ser um movimento LGBT".
A juíza Luciana Santos da Silva afirmou na setença que "as expressões foram proferidas com intenção de humilhar, desrespeitar, com intuito depreciativo e afrontoso à dignidade do ser humano, capaz de causar sofrimento".
Schmitz se manifestou nas redes sobre a decisão. " Homofobia é crime . Não podemos ficar omissos. As pessoas têm que entender isso e arcar com as consequências. A sentença é uma conquista de toda a sociedade. Em pleno século 21 ofender alguém por sua identidade sexual é inadmissível".
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Siga também o perfil geral do Portal iG.