Durante o podcast “Prazer, Renata”, comandado por Renata Ceribelli, a atriz Nanda Costa, casada com Lan Lan e mãe de gêmeas, contou que já sentiu medo de perder oportunidades de trabalho por ser lésbica e estar em um relacionamento. Ela chegou a receber a proposta de um ator para que eles fingissem namoro.
“Já tive proposta, por exemplo, de um ator também, amigo gay, há muitos anos: 'Vamos combinar que a gente está junto, sabe? Vamos falar que a gente está namorando, que aí ninguém vai ficar atrás'. As pessoas queriam tirar a gente do armário sem a gente estar preparado”, disse. Junto com a atriz, as cantoras Bia Ferreira e Zélia Duncan também integraram o podcast na últia segunda-feira (29), Dia da Visibilidade Lésbica, para debater sobre a luta contra o preconceito.
Zélia Duncan destacou que “tudo que sai do roteiro amedronta as pessoas. Porque isso implica em duas palavras que dão pavor: desejo e liberdade. As pessoas têm pânico do desejo alheio e da liberdade alheia. E nós, como mulheres, resolvermos rasgar esse roteiro. Isso apavora”. Bia, por sua vez, trouxe à tona o obstáculo da heterossexualidade compulsória que a fez negar a própria sexualidade.
“A heterossexualidade compulsória, ela te proíbe de saber que você é sapatão. Você é compulsoriamente empurrada para a ser heterossexual, então até você desconstruir isso em você”, explica.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.