Papo com Pizza: homens gays e bissexuais com mais de 50 anos de idade se reúnem no Recife uma vez por mês para discutir questões ligadas ao envelhecimento
Pixabay
Papo com Pizza: homens gays e bissexuais com mais de 50 anos de idade se reúnem no Recife uma vez por mês para discutir questões ligadas ao envelhecimento

Neste sábado, 2, homens gays e  bissexuais com mais de 50 anos de idade se reúnem no centro do Recife, em Pernambuco, para debater temas como saúde, família, relacionamentos e lazer, sempre com o recorte do envelhecimento, questão que afeta a todos.

O evento, intitulado "Papo com Pizza" e promovido pela ONG Instituto Boa Vista em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa da cidade, ocorre mensalmente com o objetivo de promover um bate-papo descontraído entre pares, que sirva de oportunidade para fazer amizades e também para discutir temas relevantes ligadas à chegada da velhice. 

Com o avanço da luta por direitos, ao longo dos anos tem sido possível que mais pessoas que vivem suas sexualidades abertamente envelheçam, levando para a terceira idade um outro panorama sobre o que é e como é ser velho, deixando para trás a visão de uma velhice triste, solitária e depressiva.

Por isso, a discussão sobre o envelhecimento LGBTI+ vem recebendo cada vez mais destaque dentro da comunidade. Em Nova york, no Estados Unidos, por exemplo, existem iniciativas como da Advocacia e Serviços para Idosos LGBT, que oferece moradia, medicamentos e até descontos em shows da Broadway para essa parcela da população.

Diante da ausência de iniciativas privadas e políticas públicas voltadas para idosos da comunidade LGBTI+ no Recife, o Papo com Pizza surgiu para suprir tal demanda.

“O IBV atua em questões sociais, de saúde e cidadania relacionadas a diversidade sexual. Promovemos debates e levamos informações sobre saúde e qualidade de vida. Observamos que os idosos gays e bissexuais possuem outras questões e demandas específicas, tanto de saúde quanto no lado social e, por isso, criamos o Papo com Pizza, para termos resultados mais efetivos na promoção de direitos e qualidade de vida dos homens que estão nessa nova fase da vida. O evento é aberto a todos com mais de 50 anos, e a pizza é sempre por nossa conta”, diz o sociólogo e coordenador geral do IBV, Acioli Neto.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!