Dia do Idoso: dicas de alongamento para se manter saudável

Idosos LGBTQ+ também precisam se exercitar para ter mais qualidade de vida! É importante fazer isso corretamente para que o corpo continue flexível, móvel e independente. O fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral Bernardo Sampaio dá dicas para se exercitar em casa.

“Todo pequeno movimento conta”, diz o médico.

“Mas deve ser feito com cuidado. Afinal, os idosos não têm a mesma vitalidade de um jovem. Sendo assim, precisam ter uma rotina de exercícios mensuradas e adaptadas às suas condições”.

Pexels/Rodnae Productions

Melhora no sistema imunológico e liberação de hormônios

O alongamento é importante tanto para o corpo como para a mente. O médico indica treinos de baixa e média intensidade, como subir escadas e sentar e levantar de uma cadeira, porque não exigem tempo grande de recuperação.

Pexels/Mikhail Nilov

Alongue de 2 a 3 vezes por semana

“Mas se a pessoa tiver alguma lesão muscular ou articular de cirurgia anterior é melhor contatar o médico ou fisioterapeuta para saber quais alongamentos são melhores para ele”. Confira exercícios de alongamento liberados para idosos.

Pexels/Anna Shvets

Alongamento do pescoço

É importante para manter a mobilidade do pescoço e garantir que a postura fique correta ao ler ou dirigir. É só esticar o pescoço, trazendo lentamente o queixo em direção ao peito e virando a cabeça de um lado para o outro. Mantenha a posição por 15 segundos.

Alongamento do ombro e braço

Deve ser feito para garantir a independência durante a terceira idade, seja para se vestir ou alcançar locais altos. Segurando uma toalha em uma mão sobre a cabeça, estique os ombros e braços. Deixe a toalha cair atrás da cabeça e nas costas. Pegue a outra ponta da toalha com a outra mão e puxe-a suavemente até sentir o alongamento.

Alongamento do peito

Alongar a região garante uma postura menos tensa e ajustada. Estique o peito e estenda os dois braços para o lado, com as palmas voltadas para a frente. Volte com as mãos até sentir um alongamento no peito e na frente dos braços. Se tiver dificuldade em segurar os braços, coloque a mão na parede e dê um passo à frente. Não exagere!

Alongamento do tornozelo

A falta de alongamento na região pode prejudicar a flexibilidade e o equilíbrio. Estique os tornozelos sentando-se em uma cadeira e, lentamente, mova o pé para cima e para baixo e de um lado para o outro. Mantenha cada posição por 30 segundos e repita com o outro pé.

Alongamento do quadril

Para melhorar a tensão nos quadris, deite de costas e estique-os, trazendo um joelho para o lado do corpo. Descanse o pé contra a perna oposta e empurre suavemente o joelho dobrado até sentir o alongamento.

Alongamento das costas

Deite de costas e estique a parte inferior dobrando os joelhos e mantendo os pés juntos, apoiados no chão. Abaixe as pernas para um lado, torcendo o tronco até sentir um alongamento. Segure e repita do outro lado.

Dicas extras

Para garantir um exercício funcional, o fisioterapeuta indica: 1- respirar fundo e lentamente enquanto se alonga; 2- manter cada alongamento por 30 segundos para dar ao músculo tempo para relaxar;

Pexels/Marcus Aurelius

Dicas extras

4- estique apenas até sentir tensão no músculo; 5- sempre faça aquecimento por 5 a 10 minutos antes do alongamento; 3- não saltar enquanto estica, pois isso aumenta risco de lesões.

Pexels/Alena Darmel