Johanna Nascimento, 25, travesti
Divulgação
Johanna Nascimento, 25, travesti


A Feira da Diversidade da Estácio voltado ao público LGBTQIA+, será realizada nos dias 24 e 25 de junho , das 10h às 12h e das 15h às 18h , nos campi  ConceiçãoSanto Amaro  e  Interlagos , em São Paulo.

O evento promete ajudar a comunidade trans, que terá a oportunidade de participar do atendimento gratuito para retificação de nome social e registro de assentamento civil no NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio) que será oferecido no local. 

A iniciativa buscará atenuar um dos principais problemas que muitos transgêneros enfrentam: serem chamados e reconhecidos, de maneira legal, como desejam. Já que a comunidade trans, sofre diariamente com preconceito de gênero.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2021, cerca de quatro milhões de pessoas são transgênero binárias e não-binárias no Brasil. Um dos maiores problemas para essa comunidade é a retificação de nome social, que geralmente é um processo burocrático e caro.

“Quando o nome do registro não equivale ao gênero pode se tornar um grande sofrimento para a pessoa. Por isso, a adequação do nome é fundamental para garantir a intimidade, privacidade e dignidade, evitando situações de constrangimento. É necessário unirmos forças para garantir os direitos da comunidade LGBTQIA+ e a retificação do nome e gênero é um passo essencial nesse processo”, afirma Roberta Candido, coordenadora do curso de Direito da Estácio.

O evento, aberto ao público, também contará com palestras de especialistas, distribuição de kits de prevenção à ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e uma central de currículos. A expectativa é de que mais de mil pessoas passem pelas Unidades nesses dois dias.

“Estamos em um momento significativo sobre o que precisamos desenvolver rumo à formação de uma instituição de ensino mais diversa. Para isso, é necessário construirmos esse olhar juntos: direção, docentes, colaboradores e alunos. A feira vem como papel fundamental de gerar uma educação mais inclusiva, justa e acolhedora”, defende Fernando Romeiro, reitor da Estácio São Paulo.   

Johanna Nascimento, 25 anos, é travesti e diz que qualquer visibilidade para a comunidade LGBTQIA+ é importante. Ela preza pela humanização e garantia dos direitos básicos da comunidade trans, além disso, relata como foi se assumir para a família.

“Me assumi como travesti para minha família e foi a coisa mais libertadora que eu já fiz, poder falar em voz alta o que eu era. Hoje quando me olho no espelho, sinto uma tranquilidade e satisfação pessoal transcendente. Apesar de todo o sofrimento e medo que sentia quando criança e adolescente, me reconhecer e me afirmar como travesti todos os dias, é minha maior conquista”, completa.

Além da universidade, as ongs TransConvida, Angels e o Centro de Integração à Cidadania Jabaquara irão contribuir na Feira.

“Abrir as portas de um centro universitário em três cantos da capital paulista para atender a população LGBTQIA+ com alunos capacitados e profissionais sérios, assegura o acesso à justiça e transforma vidas. Iremos conceder para as diversas pessoas trans, travestis e não-binárias a possibilidade de serem quem são, inclusive em seus documentos, mediante assistência jurídica de qualidade e gratuita”, enfatiza Iggor Moreira, organizador do evento. 

Serviços:

Campus Conceição: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 673 - Jabaquara, São Paulo - SP, 04309-010

Datas e horários: 24 e 25 de junho, das 10h às 12h e das 15h às 18h

Campus Interlagos: Av. do Jangadeiro, 111 - Interlagos, São Paulo - SP, 04815-020

Datas e horários: 24 e 25 de junho, das 10h às 12h e das 15h às 18h

Campus Santo Amaro: Rua Promotor Gabriel Nettuzzi Perez, 108 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04743-020

Datas e horários: 24 e 25 de junho, das 10h às 12h e das 15h às 18h

Entrada: gratuita e aberta ao público. 

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!