Linn da Quebrada usou gramática corretao ao dizer que está
Globo/Reprodução
Linn da Quebrada usou gramática corretao ao dizer que está "se doando por inteiro" no "BBB 22"

A artista Linn da Quebrada está no paredão ao lado de Eliezer e Gustavo . A nova berlinda foi formada na noite da última sexta-feira (9). Durante o discurso de permanência, em que brothers e sisters têm 30 segundos para se defender, Linn chamou atenção por ter usado um adjetivo masculino referindo-se a si mesma.

"Desde que eu entrei por aquela porta, eu estou vivendo uma das mais intensas e malucas da minha vida. Estou me doando por inteiro, estou jogando, me jogando aqui, acertando, errando, estou aprendendo jogando. Não sabia como ia ser essa experiência aqui dentro e agora que mesmo nessa reta final, eu quero poder continuar tentando modificar o jogo, tentando mudar o rumo que o jogo vem tomando e pra isso eu preciso do público, eu preciso que o público que está vendo a minha trajetória aqui dentro confie em mim, acredite em mim", afirmou Linn no momento.

Ao usar a expressão "me entregando por inteiro", a artista deixou algumas pessoas fora da casa confusas. Afinal, teria a artista se referido a si mesma no pronome masculino?

Na verdade, a forma como Linn se expressou não tem a ver com a forma como ela se identifica, mas sim a norma ortográfica e gramatical da língua portuguesa. Isso porque, quando falou que se doava "por inteiro", o adjetivo foi usado como advérbio. Linn não estava falando sobre ela própria (que seria o sujeito da frase), mas sim o ato de se doar por inteiro (ou seja, o verbo).

Leia Também

Mesmo assim, o discurso abriu margem para que outras pessoas nas redes sociais voltassem a se referir a ela no pronome masculino. As questões dos pronomes de Linn, que é uma travesti, foram repetidas durante o reality em diversos momentos, com brothers e sisters "errando" o uso de pronomes ao se referir a ela.

O perfil oficial de Linn no Twitter defendeu a artista e compartilhou a explicação gramatical que uma internauta fez.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!