Bandeira transgênero
Pexels
Bandeira transgênero


Numa entrevista de emprego para uma grande rede atacadista, Wanessa de Souza, em vez de achar trabalho com carteira assinada, se deparou, mais uma vez, com olhares preconceituosos e portas fechadas. Wanessa, hoje com 38 anos, é uma mulher trans que, na pandemia, chegou a acreditar que pudesse ocupar uma vaga que lhe rendesse uma renda certa todo mês. Embora tenha chegado antes do horário marcado para a seleção, às 8h, só foi chamada depois das 13h: enquanto esperava, viu outros candidatos passarem a sua frente. Da entrevistadora, ouviu que não poderia ser contratada por haver uma pendência no seu CPF. Ela estranhou e foi checar: não encontrou nada de errado em relação ao seu nome e registro.

— Eu fui superanimada, comprei até roupa nova. Mas, quando cheguei, tive que encarar os olhares suspeitos. E depois inventaram essa história para não me contratar. E isso mexeu com a minha autoestima. Amo o que sou, mas por que as pessoas por serem negras e trans têm que ser tratadas desse jeito? A sociedade é muito preconceituosa — conclui Wanessa, que tem ensino médio completo e é um retrato das dificuldades enfrentadas por trans e travestis no Rio: 71% já sofreram preconceito em entrevista de emprego e 60% têm renda mensal insuficiente, como mostra uma pesquisa do projeto Garupa, realizada entre julho e outubro de 2021 pela prefeitura com 526 pessoas.

O levantamento chama a atenção também por um dado cruel: dois em cada três entrevistados foram alvos de violência por serem trans. Além disso, 83% disseram ter sofrido violência dentro da escola. A pesquisa ainda mostra que 72% dos participantes deixaram de estudar devido à falta de dinheiro e que um a cada três faz apenas uma refeição por dia ou menos.


— Dentro da comunidade LGBTQIAP+, as pessoas trans e travestis são as que enfrentam as maiores barreiras de acesso à saúde, ao trabalho formal e a condições dignas de vida, e estudos apontam que a pandemia agravou ainda mais esse cenário. Os dados dão um panorama de como ainda há muito a se fazer em prol dessas pessoas, e poderão servir de base para inúmeras políticas públicas — destaca o coordenador executivo da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson.

Leia Também

O levantamento foi liderado pela Secretaria de Governo e Integridade Pública, por meio da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual e em parceria com a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais e Cooperação. Já o projeto Garupa facilita o acesso da população trans e travesti à saúde, tendo atendido, até agora, 723 pessoas. O programa foi uma das 18 iniciativas selecionadas do “Partnership for Healthy Cities: Covid-19 Response”, da Bloomberg Philanthropies junto com a Organização Mundial da Saúde e a Vital Strategies, que concedeu ao Rio US$ 50 mil para a sua execução.

Acesso à saúde pública

As estatísticas revelam que 27% nunca tiveram vínculo de trabalho; 37% acreditam não haver vagas formais de trabalho para pessoas LGBTQIAP+; 56% nunca receberam orientação do serviço de saúde pública sobre hormônios ou silicone; e 29% tomaram hormônios por conta própria. É o caso de Wanessa, na fila da rede de saúde para receber informações adequadas sobre o tema e para conseguir as tão sonhadas próteses de silicone.

Ela também se encaixa nos números que tratam de violência. Na adolescência, antes da transição, era alvo de bullying no colégio, onde a direção chamou a mãe para tratar do comportamento “afeminado” do filho, criado na Cidade de Deus. Aliás, Wanessa foi vítima de agressões de colegas e professores durante toda a sua vida escolar, o que lhe rendeu uma gagueira.

Em casa, diante da violência física por parte do pai, que não aceitava sua orientação, a saída foi arrumar as malas. Na rua, precisou fugir de homens violentos enquanto se prostituía para conseguir viver. Mas uma vez quase foi morta por dois sujeitos armados: precisou se jogar para fora de um carro em movimento, após levar coronhadas. Hoje, formada num curso de empreendedorismo, atua com vendas de maquiagens e itens de sex shop e mora sozinha numa quitinete em Curicica.

— Praticamente não há oportunidades para trans trabalhar. Houve uma melhoria, mas muito pequena. Você vê travesti trabalhando em posto de gasolina, em supermercado? A gente não vê igualdade — desabafa ela, que, apesar de dores e cicatrizes, se orgulha de nunca ter sido seduzida pelas drogas e se mantém esperançosa. — Embora a sociedade seja resistente, eu sou mais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!