Filmes e séries com protagonismo negro e LGBTQIAP+ para assistir

A diversidade está presente em grande parte dos filmes e séries atualmente, mas quando analisamos, a maioria das questões levantadas sobre a comunidade LGBTQIA+ ainda são representados por protagonistas brancos, impossibilitando as reflexões acerca de pessoas negras dentro da comunidade. Por isso, separamos alguns filmes e séries com protagonistas negros para que outras visões de mundo possam ser contempladas ao assistirem uma produção audiovisual.

Paris is Burning, 1990.

É um documentário sobre drag queens de classe baixa de Nova York. Elas são entrevistadas e observadas enquanto se preparam para competir em uma ballroom de Vogue, mostrando as pessoas, as roupas e todo o ambiente e seus preparativos.

Pose, 2018.

Ambientada em 1987, acompanhamos Blanca (MJ Rodriguez), uma participante de bailes LGBTQIA+ que acolhe algumas pessoas marginalizadas pela sociedade, como o talentoso dançarino sem-teto Damon (Ryan Jamaal Swain) e a profissional do sexo Angel (Indya Moore).

Moonlight: Sob a Luz do Luar, 2016.

No filme, acompanhamos três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas.

Bixa Travesty, 2018.

O corpo político de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, é a força motriz desse documentário que captura a sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco inusitada, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de esteriótipos de gênero, classe e raça.

Sócrates, 2018.

Depois da morte de sua mãe, o jovem Sócrates (Christian Malheiros), que foi criado apenas por ela durante os últimos tempos, precisa fazer tudo o que for possível para que consiga sobreviver na realidade da miséria, somado com o preconceito por ser homossexual. Seus valores e ideais são colocados na balança com o medo de não conseguir se virar sozinho.

Rafiki, 2018.

Apesar da rivalidade política entre suas famílias, as garotas resistem e continuam sendo amigas próximas, apoiando-se mutuamente para perseguir seus sonhos em uma sociedade conservadora. Quando o amor floresce entre elas, as duas serão forçadas a escolher entre felicidade e segurança.

Pariah, 2011.

Alike é uma garota de 17 anos que enfrenta problemas demais para a sua idade. Além de sofrer de baixa auto-estima, a adolescente precisa decidir entre expressar sua sexualidade abertamente ou obedecer os seus pais e seguir os planos que eles têm para ela.

A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson, 2017

Documentário sobre o legado político deixado por Marsha P. Johnson, a estrela da TV americana e lendária figura do gueto gay de Nova York, conhecida por muitos como a "Rosa Parks do mundo LGBT". Ao lado de Sylvia Rivera, Marsha foi a responsável por fundar a Transvestites Action Revolutionaries, um grupo de ativistas trans do país.

The Get Down, 2016.

Ambientada em Nova York durante o ano de 1977, The Get Down conta a história de como, à beira das ruínas e da falência, a grande metrópole deu origem a um novo movimento musical no Bronx, focado nos jovens negros e de minorias que são marginalizados.

Cara Gente Branca (Dear White People), 2017.

A série acompanha um grupo de estudantes negros de uma importante universidade dos Estados Unidos, pertencente à Ivy League, cuja maioria dos alunos é branca. Dear White People retrata como esses personagens lidam com o racismo no campus da universidade.

Tangerina (Tangerine), 2015.

Após descobrir que foi traída por seu namorado e cafetão enquanto estava na prisão, uma prostituta e sua melhor amiga saem em busca do traidor e sua nova amante para se vingar.