Lil Nas X ajudou a custear o tratamento de 175 mil pessoas com HIV
Reprodução
Lil Nas X ajudou a custear o tratamento de 175 mil pessoas com HIV

Quando o rapper Lil Nas X lançou seu primeiro álbum, "Montero", em setembro de 2021, ele também lançou a página " baby registry ", que converteria as reproduções das músicas do álbum em doações para até 16 instituições e organizações que beneficiam pessoas negras e LGBTQIA+ . A National Anomaly Initiative Inc. afirma que o montante ao qual Lil chegou com o projeto é de US$500 mil, algo em torno de R$2,3 milhões na cotação atual. Todo esse dinheiro será revertido para organizações que trabalham para a prevenção do HIV nos estados do sul dos Estados Unidos.

As doações são direcionadas de acordo com a faixa escutada. Cada música representa uma organização diferente e, a cada reprodução, um valor é direcionado para a instituição que aquela faixa representa. Há ainda um site em que os fãs podem fazer doações diretas às instituições escolhidas.

No entanto, 14 delas fazem parte da Gilead Compass Iniciative, que trabalha para diminuir os índices de contaminação no sul do país. A National Anomaly Initiative afirmou que o dinheiro arrecadado ajudou a custear tratamento médico para 175 mil pessoas.

"Comunidades do Sul, principalmente minha casa, o estado de Georgia, estão sendo transformados pelo trabalho garantido pela Compass. O baby registry foi criado para mandar recursos aos grupos de base que servem os mais vulneráveis. Os fundos arrecadados vão para pessoas que vivem com HIV e inspiram a nova geração de líderes que vão continuar pressionando para educação para o HIV e, um dia, uma cura", afirmou Lil Nas X na última terça-feira (29) em um comunicado à imprensa.

A população negra foi a mais impactada pela epidemia do HIV no sul dos Estados Unidos desde que o vírus foi descoberto. Dados oficiais do CDC apontam que cerca de 51% dos novos casos a cada ano correspondem a esta população. Além disso, 53% da população com HIV da região é negra.

O diretor executivo da National Anomaly Initiative agradeceu Lil Nas X e afirmou que todo dinheiro arrecadado será usado para fundar espaços comunitários e apoiar serviços de outras organizações, além de impactar na distribuição de testagens, financiar enterros emergenciais e criar outros programas focados na comunidade LGBT.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários