Mulher trans conquista na justiça o direito de ser reconhecida mãe da própria filha
Sora Shimazaki
Mulher trans conquista na justiça o direito de ser reconhecida mãe da própria filha

Uma mulher trans de 52 anos conquistou na justiça francesa o direito de ser reconhecida legalmente como mãe da própria filha. Embora Claire (nome fictício) possuísse documentos identificando-a no gênero feminino, ela não foi autorizada à época do nascimento da criança, em 2014, a registrar-se como mãe por não ter passado ainda pela cirurgia de redesignação sexual.

A decisão favorável a Claire, após longa batalha judicial, foi tomada pelo Tribunal de Apelação de Toulouse nesta quarta-feira, conforme informou a imprensa local. Com isso, ela tornou-se a primeira mulher trans a ser legalmente aceita como mãe na França.

"O Tribunal de Apelação de Toulouse autoriza a menção na certidão de nascimento da criança, do marido que se tornou mulher como mãe", diz o documento, considerando que o caso permite "duas filiações maternas".

Até então, apenas a esposa de Claire constava na certidão de nascimento da menina, agora com 8 anos.

"É uma vitória total nesta batalha. Não é a única criança em causa, é uma decisão que abre um novo horizonte, que vai relaxar muitos pais e futuros pais", disse à "AFP" a advogada Clelia Richard, que representou Claire.

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram!  Clique aqui para entrar no grupo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!