Veja como homens cis podem incorporar a saia no dia a dia
Anna Shvets/Pexels
Veja como homens cis podem incorporar a saia no dia a dia


A virada do ano está cada vez mais próxima e, para passar em grande estilo, nada melhor do que ousar um pouco no visual. Para os homens cis, uma boa alternativa é investir nas saias, por exemplo, que podem ser incorporadas tanto na composição de fim de ano quanto no dia a dia. É uma boa oportunidade para investir em novas possibilidades durante o ano que se iniciará.

Luciana Peixoto, consultora de moda, comenta que, embora o uso de saias por parte dos homens cis seja bem tímido por aqui, em outros países e culturas essa tentência já está bem mais consolidada. Ele explica que grandes estilistas ajudaram a tornar a saia masculina um item bem visto e contribuíram para que o preconceito diminuísse bastante.

"Não é de hoje que a saia masculina é tendência. Culturalmente, é um acessório que sempre foi usado por povos além dos escoceses e foi se modernizando e ganhando novas perspectivas com o passar do tempo. No Egito Antigo e no Império Romano, há registros de homens que usavam saias, inclusive os guerreiros da época. Atualmente, a versatilidade que vemos em tudo que se refere à moda também atingiu a saia masculina, que já pode ser encontrada em muitas lojas com diversas texturas, tecidos, modelos e cores”, explica. 

Já Joice Rossi, stylist, comenta que a presença de Fiuk na última edição do Big Brother Brasil e as saias e vestidos que ele usou durante o reality reaqueceram os debates sobre o assunto, principalmente em uma época na qual a moda se mostra bem mais permissiva. Ainda assim, ela também reforça que a questão continua sendo um tabu.

“Vejo que o vestuário, de uma maneira geral, está cada vez mais permissivo no sentido de as pessoas experimentarem o que têm vontade. O tema ganhou um pouco mais de visibilidade com a participação do Fiuk no BBB, que era adepto ao modelo, porém o movimento ainda é tímido. Não é comum você ver um homem de saia por aí”, diz. 

Para o fim de ano, o branco normalmente faz bem mais sucesso, mas outras cores podem ser incorporadas, de acordo com Luciana, como o verde, o amarelo e cores mais vibrantes, se a pessoa quiser sair da mesmice. Joice Rossi destaca que, para os homens que não possuem o hábito de usar saias, começar colocando a peça por cima da calça em casa é uma boa forma de ganhar mais confiança. 

Leia Também

“Outra dica é escolher cores neutras e discretas e evitar detalhes, buscando um modelo mais simples. Quando ganhar confiança, vá ousando mais nas escolhas”, recomenda.

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Além disso, a stylist ressalta que o mais importante é o que a pessoa deseja passar com o próprio estilo. “O mais importante é pensar em imagem – como você quer ser percebido? A saia não é usual, então irá chamar a atenção. Quer parecer mais rocker? Use um modelo como um kilt. Quer se mostrar mais acessível? Opte por tecidos fluidos, com movimento”, recomenda. 

Para esta passagem de fim de ano, Luciana destaca o modelo samurai como a principal tendência, principalmente devido à versatilidade. “Esse modelo recria a roupa de camada dupla usada por guerreiros no Japão e cabe em looks diversos.  Feitas de linho, brim ou jeans, as peças também surgem em versões esportivas, mais despojadas, podendo ser longa ou mais curta. Ela é super confortável, combina com uma malha básica e também uma camisa de botão, esse modelo não tem erro”, diz.

Além disso, ela reitera a importância da confiança e do estilo que Joice comentou anteriormente. “A saia masculina ainda é um tabu, por isso é preciso estar bem seguro ao usar, optar por um look que fique a sua cara, que combine com você, com seu estilo e que caia bem com seu visual garantindo seu look com personalidade”, aponta. 

Joice também recomenda que homens cis mais baixos evitem alguns tipos de composição que podem desvalorizar a própria imagem. “Para os mais baixos, evite grande contraste entre a cor da saia e da blusa. Os modelos longos ajudam a criar a sensação de silhueta alongada”, recomenda ela. Luciana, por sua vez, ressalta que para quem desejar levar a saia para além do fim de ano e incorporá-la no dia a dia, é importante estar atento às possibilidades de combinações e modelos para encaixá-la em todas as ocasiões que desejar. 

“Na hora de levar a saia para o dia a dia, é interessante adaptar para o seu estilo e não ter medo de errar. É possível usar a saia masculina com moletom, camiseta, camisa e até com um belo terno! Também dá para aproveitar a peça nos dias mais frios, colocando uma calça mais justa por baixo ou apostando em modelos longos. Não deixe de ser quem você é, assuma seu estilo, suas vontades e arrase com sua saia masculina”, conclui.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!