8 frases que pessoas bissexuais estão cansadas de dizer

Dia da Celebração Bissexual

Pessoas bissexuais tendem a passar por diversas situações desconfortáveis e, assim como toda comunidade LGBTQIAP+, estão sujeitas a diversos tipos de violência. Não seja parte do problema! Veja o que pessoas bissexuais estão cansadas de ouvir e pare de reproduzir esses estigmas agora mesmo.

1- “Bifobia existe, sim!”

Apesar de existir uma “passabilidade hétero” quando em relacionamento com pesoas do gênero oposto, pessoas bissexuais também podem ser atacadas e sofrer com preconceito, seja por parte da família e amigos ou pela sociedade. Pensamentos como pensar que alguém está indeciso ou “querendo chamar atenção”, por exemplo, são tipos de bifobia sutis, mas muito recorrentes.

2- “Não temos preferências por órgãos sexuais”

Muitas pessoas bissexuais já foram perguntadas sobre se “preferem homens ou mulheres” ou, pior ainda, sobre qual órgão sexual elas preferem. A bissexualidade não tem nada a ver com gênero ou órgão de com quem se relacionar, mas com a maneira de sentir atração e desejo por pessoas independentemente de seus gêneros.

3- “Não somos pessoas indecisas”

Falando mais uma vez sobre preferências, pessoas bissexuais são… bissexuais! Não, elas não estão em dúvida sobre se são heterossexuais, gays ou lésbicas. Há muito mais atributos interessantes em uma pessoa do que a maneira como ela se identifica. É possível viver uma vida inteira sentindo atração por pessoas independente de identidades de gênero.

4- “Não estamos passando por uma fase”

A bissexualidade é tão válida quanto a heterossexualidade ou a homossexualidade. Não é porque essa orientação sexual é fluida e passeia por essas duas formas de se relacionar que ela é menos válida. Portanto, pare de achar que pessoas bissexuais estão confusas e trate-as com respeito.

5- “Bissexualidade não quer dizer infidelidade”

Não é só porque uma pessoa se atrai por diversos gêneros que vai ser infiel com um parceiro. Orientação sexual não impacta em nada na lealdade e fidelidade dentro de um relacionamento. Aliás, pessoas bissexuais e LGBTQ+ em geral têm a mesma chance de trair ou não que pessoas heterossexuais.

6- “Não somos pessoas promíscuas”

É muito comum que, quando dizem ser bissexuais, as pessoas bis ouçam que são “aventureiras”, “pegadoras”, “sujas” e “promíscuas”. Essas concepções estão erradas, já que a bissexualidade não tem nada a ver com o número de parceiros que aquela pessoa tem ou o quão sexualizada ela é. Fazer isso é dar espaço a estereótipos irreais que estigmatizam ainda mais a bissexualidade.

7- “Ninguém é menos bissexual ou LGBTQ+ por namorar alguém do gênero oposto”

Ser bissexual significa sentir atração por pessoas de gêneros opostos e iguais, e ter um relacionamento considerado heterossexual não anula a sexualidade de alguém. Mais do que relacionamentos, existem vivências, sentimentos e comportamentos que podem definir a identidade bissexual de uma pessoa.

8- “Não é porque namoro alguém do gênero oposto que ‘virei hétero’”

Não pense que um relacionamento é capaz de “corrigir” a orientação sexual de alguém. Dizer que uma pessoa bi “virou hétero” é desrespeitoso e faz com que aquela pessoa se sinta invalidada. Além disso, nada impede um relacionamento com alguém do mesmo gênero no futuro.