Pare de acreditar nestes 5 mitos sobre bissexualidade

A bifobia tende a estereotipar e manter estigmas sociais que machucam pessoas bissexuais. Veja o que parar de dizer e acreditar agora mesmo.

1- “É só uma fase”

Sofia Menegon, do podcast Louva a Deusa, afirma que a bissexualidade é complexa e pode levar anos a ser compreendida. Por isso, a pessoa não deve ser questionada sobre sua orientação e pode, sim, se atrair por pessoas de mais de um gênero.

Pexels/Anna Shvets

2- “Está em cima do muro”

Sim, é verdade que a bissexualidade pode ser o primeiro passo para pessoas gays ou lésbicas. No entanto, isso não está nem perto de ser uma regra! A bissexualidade é legítima assim como outros tipos de orientações afetivo-sexuais.

Pexels/Mikhail Nilov

3- “Diz que é bi, mas só namora com homem/mulher”

A atração sentida por bissexuais pode ser fluida ao longo da vida ou ter intensidade de atração diferente por todos os gêneros. Além do mais, ninguém precisa ficar provando a própria sexualidade para ninguém e pedir explicações configura preconceito.

Pexels/Jack Sparrow

4- “É bi porque ainda não teve experiência com o cara/a mulher certa”

Além de ser um comentário machista por objetificar desejos e afetos, a frase é completamente falsa. Nenhuma pessoa precisa confirmar suas orientações afetivo-sexuais e nem encaixar o sentir dentro de uma normatividade.

Pexels/Joshua McKnight

5- “Bissexuais não conseguem ser fiéis”

Não é porque uma pessoa se atrai por mais de um gênero que vai quebrar os acordos firmados dentro da relação. Menegon diz que as chances de romper os acordos é a mesma para pessoas bi, homossexuais e heterossexuais. O comentário é desrespeitoso e irreal.

Pexels/Luis Fernandes

6- BÔNUS: Busque informações!

Menegon afirma que é comum que pessoas sem contato com LGBTQIA+ tenham muitas dúvidas. Para quebrar isso, é importante que elas busquem informações sobre a comunidade com peito aberto e disposição. Que tal começar lendo o iG Queer? Clique no “saiba mais”!

Pexels/Anna Shvets