Guia ensina empresas a tornarem o ambiente de trabalho mais inclusivo
iStock
Guia ensina empresas a tornarem o ambiente de trabalho mais inclusivo


A agência full service Raccon , uma das maiores da América Latina, desenvolveu e publicou um e-book interativo que aborda a comunicação inclusiva no ambiente de trabalho para fortalecer as ações internas voltadas para a diversidade. O  ‘Guia de Boas Práticas de Comunicação Efetiva’ está disponível online para todo o público, principalmente aqueles que desejam levar a linguagem inclusiva para o seu ambiente corporativo. 

A agência possui Chusmas, que são grupos voltados para a pluralidade social dentro da empresa, por exemplo: Chusma Diversidade, Chusma Mulheres e AfroChusma. O guia foi desenvolvido por esses grupos, justamente para trazer visões plurais acerca de como garantir que as empresas abracem todos os grupos sociais. De acordo com Nathália Chaves, Coordenadora de Mídias, graduada em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia e Ciência Política, e integrante da Chusma Diversidade, “a proposta não é simplesmente alterar nosso vocabulário, mas sim reorganizar as palavras que já temos numa lógica que não seja binária, sexista, racista e que não seja excludente para pessoas com diversidades funcionais ou neurodivergentes”. 


A discussão sobre inclusão dentro das empresas está presente nas pautas de vários coletivos e grupos socialmente marginalizados. Entre eles, está a linguagem neutra, voltada principalmente para pessoas não-binárias que não se sentem confortáveis com os pronomes masculinos nem femininos, tema que ganhou força nas redes sociais de 2020 para cá.

Guia de Boas Práticas de Comunicação Efetiva
Divulgação
Guia de Boas Práticas de Comunicação Efetiva


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!