De Paulo Gustavo a Cazuza: conheça 50 personalidades LGBTQ+ que fizeram a diferença
Reprodução
De Paulo Gustavo a Cazuza: conheça 50 personalidades LGBTQ+ que fizeram a diferença




Débora Thomé é jornalista, cientista política e acaba de lançar o livro “50 LGBTQ+”, obra que reúne a história de 50 personalidades LGBTQ+, desde políticos, escritores, atores, atrizes, cantores e ativistas. Uma das pessoas retratadas, por exemplo, é Felipa de Souza, mulher que viveu no século 15 e que foi condenada pelo tribunal inquisitório por declarar sentir desejo sexual por outras mulheres. 

O livro também contempla a história de celebridades como Paulo Gustavo, Pabllo Vittar, Cássia Eller, Cazuza, Roberta Close, Marta, Cazuza, Ludmilla, Daniela Mercury e Ney Matogrosso. Em entrevista exclusiva ao iG Queer, ela conta qual foi o processo para escolher quem estaria na coletânea. 

“Eu comecei a idealizar o livro como convite da editora Galera Record, com o objetivo de trazer histórias de LGBTQ+ que não eram tão conhecidas. O livro foi pensado para ser lido pelos jovens. Primeiro, eu perguntei para amigos sugestões de nomes para integrar a lista. Tem sempre o grupo dos 20 que todo mundo coloca, como Cássia Eller, Jean Wyllys, Jorge Lafond, Rogéria, todos esses aparecem em todas as listas. Depois que já tinha uma lista com 30, começamos outro processo: de diversidade em vários âmbitos”, conta.

Débora explica que, em conjunto com o organizador do livro, Richarlls Martins, fez uma busca ativa de pessoas para que fossem de regiões variadas, apresentassem características diferentes ou que fossem personagens desconhecidos, mas relevantes. Segundo a autora, muitas pessoas não entraram no livro justamente para que houvesse uma amplitude de experiências. “Eu e os organizadores fizemos uma contabilidade mesmo. Verificamos se tinham negros, PCD’s, pesquisadores, religiosos”, diz.

(continua a ler logo abaixo)

Você viu?


De Paulo Gustavo a Cazuza: conheça 50 personalidades LGBTQ+ que fizeram a diferença
Simone Marinho
De Paulo Gustavo a Cazuza: conheça 50 personalidades LGBTQ+ que fizeram a diferença


A autora revela que chegou a entrevistar algumas das personalidades, principalmente aquelas que não tinham muitas informações disponíveis. “Nós queríamos trazer personagens diferentes, interessantes e que pudessem proporcionar um diálogo. A ideia é que o leitor se identifique com alguma história”, comenta. Ela conta que conversou com André Fischer, por exemplo, criador do Festival MiX Brasil, um dos principais eventos que celebra artistas LGBTQ+. 

“Uma parte muito importante do livro é justamente resgatar a memória dessas pessoas, que são muito importantes para a comunidade LGBTQ+. Muitos não sabem que existem pessoas lutando contra o preconceito desde a década de 60, 70”, explica. Além disso, fatores como a onda de assassinatos de travestis que ocorreu no Brasil na década de 80, também estão presentes na obra.

“Há uma série de processos das histórias dos grupos LGBTQIA+ que são desconhecidos. Eu trouxe, por exemplo, a história da Rosely Roth, pois foi em sua homenagem que foi instituído o Dia da Visibilidade Lésbica. Por isso eu acho que o livro foi uma oportunidade para contar essas histórias. Histórias de vida e a própria história do Brasil”, diz.

50 personalidades LGBTQ+ incríveis, de acordo com o livro de Débora Thomé:

  • Pabllo Vittar
  • Felipa de Sousa
  • Caio Fernando Abreu
  • Cássia Eller
  • Erica Malunguinho
  • Cazuza
  • Joãozinho da Gomeia
  • Roberta Close
  • Sen. Fabiano Contarato
  • Jorge Lafond
  • Marta
  • Gisberta
  • Leandro Prior
  • Leci Brandão
  • João W. Nery
  • Miss Biá
  • João Silvério Trevisan
  • Jurema Werneck
  • Rogéria
  • João do Rio
  • Angela Ro Ro
  • Alexandra Gurgel
  • Silvero Pereira
  • Jean Wyllys
  • Daniela Mercury
  • Alexya Salvador
  • Herbert Daniel
  • Amiel Modesto
  • Ney Matogrosso
  • Katú Mirim
  • Tifanny Abreu
  • Madame Satã
  • Rosely Roth
  • Dzi Croquettes
  • Márcia Rocha
  • Ludmilla
  • Almir França
  • Marco Nanini
  • Anahí Guedes de Mello
  • Leilane Neubarth
  • André Fischer
  • Laerte
  • Marielle Franco
  • Milton Cunha
  • Amanda Nunes
  • Mãe Stella de Oxóssi
  • Linn da Quebrada
  • Luiz Mott
  • Sandra de Sá
  • Paulo Gustavo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!