Muitos trans e não-binários que menstruam não se identificam com produtos femininos para menstruação. Mas uma marca brasileira resolveu atender à necessidade dos LGBTQIA+.
A Pantys, primeira marca brasileira de calcinhas absorventes, lançou a primeira cueca menstrual voltada para a comunidade LGBTQIA+. A Boxer estará disponível na cor preta e tamanhos que vão do P ao XXGG.
“Queremos que todos se sintam acolhidos durante a menstruação. Hoje, os produtos menstruais disponíveis no mercado são feitos para mulheres e reforçam a comunicação pensada para um público feminino, porém essa é uma questão séria para os homens que menstruam. Então, além de oferecer um novo produto, a Boxer trará visibilidade, conforto e funcionalidade aos ciclos menstruais de homens trans”, conta ao GQ Maria Eduarda Camargo, sócia fundadora da Pantys.
O desenvolvimento da cueca contou com o apoio de homens trans, que auxiliaram a marca na escolha da modelagem, cores, preferências e também testaram a peça finalizada.
"A menstruação não tem gênero. É extremamente importante levar saúde e inclusão para todas as pessoas que menstruam. Esperamos que o lançamento possa inspirar outras marcas a dar visibilidade a esse público. Ao longo do tempo percebemos como os homens trans são invisíveis na sociedade e entendemos a importância de abraçá-los e nos posicionarmos diante de uma questão tão importante envolvendo a menstruação”, completa Emily Ewell, também sócia fundadora da Pantys.
A cueca Boxer é reutilizável, possui o selo carbono neutro, dura aproximadamente dois anos (50 lavagens) e possui tecido antimicrobiano com bloqueador de odores e alta capacidade de absorção. Desenvolvida para fluxo moderado, é biodegradável e se decompõe em seis meses após colocado em aterro sanitário.