Gilberto Nogueira, que ficou mais conhecido como Gil do Vigor no "BBB 21", participou do debate virtual "Converse Com Outras Ideias",
promovido pela GloboNews. O doutorando em economia falou mais sobre sua pesquisa que envolve os direitos da população LGBTQIA+.
"Algo que eu acho legal, e que a economia também estuda e pretendo sim começar a ir mais para este lado, é a questão, por exemplo, dos assassinatos e ataques aos LGBTQIA+. Porque é uma classe que sofre muito, ainda são assassinados, tem uma taxa muito grande de homocídio", contou Gil.
"Daí, começamos a pensar o seguinte: será que o estado, dando alguns direitos, sem uma proteção de fato, está sendo positivo ou não?", questionou o economista. Gil explicou que, de um tempo para cá, essa população começou a conquistar mais direitos e que isso dá um "sentimento de proteção", mas que isso deveria vir acompanhado de investimento em proteção.
Sem a proteção por parte do estado, apesar do sentimento de liberdade, afirma Gil, "o homofóbico está ali, continua com o mesmo pensamento, esperando eu me expor para, de fato, me agredir". O ex-"BBB 21" disse que pretende focar sua pesquisa em crimes, nos direitos dos LGBTQIA+ e como a falta de participação do estado afeta a economia.