Três homens gays foram detidos pela polícia em uma praia do México. Dois deles estavam se beijando e uma pessoa fez uma denúncia alegando que era um "ato obsceno de exibicionismo". Eles chegaram a ser algemados e colocados em uma viatura, mas receberam o apoio de uma multidão de banhistas e foram liberados pela polícia.
Segundo o Fox5, o ato aconteceu na praia de Zazil Kin, na cidade de Tulum, em 21 de fevereiro. A banhista Maritza Escalante Morales gravou vídeos dos homens sendo detidos e postou os registros no Facebook. "Nós somos gays e eles estão nos prendendo por isso", diz um dos homens que estava sendo preso.
Uma multidão de banhistas cercou a viatura e foi possível ouvir mais de uma pessoa gritando frases como "eu também sou gay" e "homofobia não". Após esse apoio, os três homens, que são canadenses, foram liberados.
A Comissão Nacional de Direitos Humanos do México disse que abriu uma investigação sobre o caso. O órgão disse que houve uma "provável violação dos direitos humanos" perpetua pelos policiais. A comissão também falou que pretende trabalhar com a polícia de Tulum para evitar possíveis atos futuros de discriminação.