Olá! Sejam bem-vindes a mais uma edição da minha coluna no iG Queer. Meu nome é Bruno Ferreira, sou especialista em diversidade, equidade e inclusão, LinkedIn Top Voice e há alguns anos eu venho apoiando empresas a se tornarem mais diversas e inclusivas.
Antes de começar esse artigo, eu quero adiantar que nós precisamos tirar uma coisa da frente: empresas e marcas nunca serão as protagonistas das lutas pelos direitos da comunidade LGBTQIA+
ou de qualquer outra pauta social.
E nem devem. O objetivo das empresas é gerar lucro. Do ativismo, promover a transformação social. E ainda que esses interesses possam andar juntos em determinados momentos, eles não devem se confundir.
Afinal de contas, algo que todes concordamos é que se o ponteiro do mercado subitamente apontar para um lado e o ponteiro das transformações sociais para o outro, poucas serão as empresas que, de fato, irão privilegiar o pacto com nossa comunidade e com a responsabilidade social.
Inclusive, isso é algo que já estamos vendo, com a redução das vagas voltadas para diversidade, equidade e inclusão no mercado. Só nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que cerca de 75% dos cargos de diretoria de diversidade foram encerrados nos últimos dois anos.
Por outro lado, há muito que as empresas podem fazer para se tornarem verdadeiras aliadas das pessoas LGBTQIA+. E não podemos minimizar a importância de termos organizações comprometidas com nossos direitos e ao nosso lado nessa luta.
Para saber mais sobre isso, eu conversei com a Tamara Braga, que é CEO da DiverCidade Business Hub e, assim como eu, tem investido os últimos anos da sua carreira em apoiar empresas a se tornarem não apenas mais inclusivas para pessoas LGBTQIA+, mas a promoverem mudanças reais na vida dessas pessoas também fora das organizações.
[Bruno Ferreira] Tamara, o que as empresas podem fazer para ser verdadeiras aliadas da comunidade LGBTQIA+?
[Tamara Braga]:
“Para que as empresas sejam verdadeiras aliadas da comunidade LGBTQIAPN+, é essencial adotar iniciativas que vão além das políticas formais e permeiem a cultura organizacional e os processos internos.
Com minha experiência em liderar projetos de diversidade e inclusão, como os que implementei na Ambev e na Heineken vejo que as ações mais eficazes envolvem alguns pilares fundamentais, como ações de educação e sensibilização, revisão de políticas para que os benefícios sejam equitativos, além da criação de um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo, com o apoio de grupos de afinidade, por exemplo.
Além disso, é importante que as empresas foquem em transparência e accountability, estabelecendo e monitorando métricas de diversidade e inclusão a partir de uma alta liderança comprometida.”
[Bruno Ferreira] E para promover mudanças significativas para as pessoas LGBTQIAPN+ fora dessas organizações, o que as empresas podem fazer?
[Tamara Braga]:
“Para que as empresas possam promover mudanças significativas fora de suas organizações, elas precisam agir como agentes de transformação social. O impacto externo é tão importante quanto o interno.
A forma como as empresas podem fazer isso é a partir do apoio a iniciativas comunitárias, com ONGs que trabalham com a comunidade LGBTQIA+, inclusive com programas de voluntariado corporativo.
As empresas também podem, e devem, utilizar sua voz e influência para mobilizar a comunidade em busca de garantir mais direitos para as pessoas LGBTQIA+, liderando importantes campanhas públicas e promovendo a conscientização.
Por fim, cabe lembrar do importantíssimo trabalho de inclusão no mercado de trabalho. Afinal de contas, quando uma empresa abre uma vaga afirmativa ou um programa de mentoria para profissionais LGBTQIA+, por exemplo, ela está impactando diretamente a nossa comunidade.”
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DICA DE EVENTO:
Se você é uma pessoa candidata LGBTQIA+ ou uma pessoa recrutadora, não perca a oportunidade de participar do #DiverseMatch,
um evento GRATUITO da DiverCidade Business Hub
que surge como uma opção de inserir diversidade no mercado de trabalho através da conexão entre recrutamento e pessoas candidatas. A edição de Junho será realizada no dia 21/06 na sede da 99 em São Paulo.