Beleza Queer: tenha uma barba bonita e saudável, com ou sem maquiagem

Tanto para homens cis quanto para homens trans, a barba é uma importante aliada em prol da autoestima

É importante saber quais os principais cuidados necessários para manter a barba bonita e saudável, especialmente para os homens que usam maquiagem, por exemplo. O iG Queer separou algumas dicas de ouro, veja a seguir.

Thgusstavo Santana/Pexels

A importância da pele saudável

Ao iG Queer, a dermatologista Mariana Menezes explica que existem vários fatores que influenciam diretamente na saúde da barba. “Os pelos faciais de homens trans e cis sofrem influência de fatores genéticos, hormonais, cuidados pessoais, alimentação, hábitos de vida e cuidados com a saúde mental”, aponta.

Maquiagem? Pode, mas fique atento ao passo a passo

A professora de maquiagem Patrícia Mota esclarece que o cuidado com a barba começa no momento antes da aplicação dos produtos. Além da limpeza e do cuidado com a pele durante rotinas de skincare, ela destaca a importância do primer facial: “É essencial antes da aplicação de qualquer base. Indicamos que homens usem uma base de alta cobertura”.

De olho na colorimetria

É importante tentar dar o acabamento mais natural possível à pele. Para que isso seja possível, Patrícia dá algumas dicas valiosas: “Normalmente, os pelos têm um tom mais azulado de fundo. Por isso, opta-se por um corretivo laranja para neutralizar o tom azulado dos pelos e só então a gente faz a aplicação de uma base de alta cobertura. Após isso, a pele deve ser selada bastante com um pó translúcido para que a maquiagem dure por muitas horas”.

Greta Hoffman/Pexels

E após barbear? Pode?

De acordo com a especialista, não é recomendado usar maquiagem logo após se barbear, especialmente com lâmina. “Você tem que aguardar o processo natural da pele, ou seja: os poros vão estar abertos devido à depilação no local, então você tem que aguardar um tempo para diminuir a irritação momentânea, cuidar da sua pele adequadamente e depois aplicar a maquiagem”.

Thgusstavo Santana/Pexels

Puts, minha barba está por fazer. E agora?

Quando a barba começa a despontar, Patrícia diz que é possível sim disfarçar esse efeito, mas existem limitações. “Indico usar um produto com cobertura um pouco mais leve. Vai aparecer de qualquer forma, porque para não ficar aparente só depilando mesmo, mas ajuda a disfarçar”.

MART PRODUCTION/Pexels

Homens trans e o crescimento da barba

Para que a população transmasculina possa entender como cuidar da barba, é preciso saber de que forma a terapia hormonal age. A dermatologista Mariana Menezes conta um pouco sobre esse processo: “A terapia hormonal com testosterona age a nível dos folículos pilosos, promovendo o crescimento dos pelos na face e tornando os mesmos mais grossos”.

Miguel Trombini

Para além da terapia hormonal

De acordo com a dermatologista, existem outros produtos que podem auxiliar no crescimento e potencialização da barba de homens trans e transmasculinos: “Existem ativos como o minoxidil, que auxiliam na construção da barba, estimulando o crescimento e espessamento dos pelos da região. É importante que se tenha cuidado em relação à sensibilização da pele (irritações), surgimento de vermelhidão, prurido e descamação na região de contato com os produtos. A consulta e acompanhamento com dermatologista é de extrema importância”.

Miguel Trombini

Limpe bem a pele

Por fim, o processo de limpeza da pele é fundamental para que a barba também se mantenha saudável, como ressalta Mariana Menezes: “Os pelos faciais de homens trans e cis devem ser mantidos com bons hábitos de higiene, como uso de shampoos anticaspa, afim de reduzir a a oleosidade da região. Uso de esfoliantes ajuda a manter a região saudável. Corte dos pelos deve ser feito de forma a não machucar ou irritar a pele. É importante hidratar a região e fazer uso regular de filtro solar”.

Miguel Trombini

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Queer pelo nosso canal no Telegram. Acesse o link abaixo para fazer parte

Miguel Trombini