Beleza Queer: as principais tendências de maquiagem Outono/Inverno

Especialistas contam ao iG Queer dão dicas para facilitar a produção e as composições com base no que está em alta

Fique por dentro do que é tendência no mundo da maquiagem durante o Outono/Inverno
Foto: Emma Bauso/Pexels
Fique por dentro do que é tendência no mundo da maquiagem durante o Outono/Inverno


Assim como no vestuário , o tempo frio também influencia bastante nas tendências de maquiagem, seja nas cores ou no estilo da composição em si. Para esclarecer quais as principais possibilidades e destaques da estação, o iG Queer conversou com Roniel Carvalho, maquiador da Fast Escova, a maquiadora Gabriela Teles Leandro e o maquiador Ronney Bueno, consultor da Makiê. De acordo com Roniel, neste ano, além das cores coringa usadas durante o Outono/Inverno, há alguns diferenciais que podem ser explorados.

“Nessa temporada, a maquiagem ganha um toque especial: além dos tons coringa como bronze, marrom e preto esfumado, as cores vibrantes ocupam seu lugar nesse Outono/Inverno, como o amarelo, verde, vermelho alaranjado azul profundo e roxo. Contudo, o esfumado nos olhos não perdeu sua força, bem como o marrom mais suave marcando o côncavo. Os cintilantes também têm seu destaque nessa estação, principalmente como pontos de luz nos olhos em tons de lilás, roxo, prateado e azul”, explica. 

Antes de se aventurar nas vastas combinações de cor e estilo, é importante ter em mente um passo a passo básico de cuidados e preparação de pele que potencializa não apenas o resultado da maquiagem em si, mas também garante que a pele se mantenha saudável, especialmente nos  tempos mais frios em que ela pode sofrer alguns danos colaterais, como ressecamento e descamação.

“Primeiramente, partimos de uma pele limpa, tonificada e bem hidratada para aplicarmos a maquiagem. Nessa estação, uma pele com camada mais suave de base, blush rosado nas maçãs, leve contorno, um ponto de luz cintilante nos olhos, rímel com efeito alongado e uma boca com efeito molhado [lip balm de cor boca] já garantem sua maquiagem básica para o seu dia a dia durante o Outono/Inverno”, aconselha o maquiador. 

Especificamente sobre a maquiagem em homens cisgênero, o também maquiador Ronney Bueno, consultor da Makiê, comenta que esse público geralmente faz composições mais neutras, sem usar muita cor, por exemplo. Nesses casos, investir na melhor das peles é a chave. "Em relação à maquiagem masculina, a pele é a principal preocupação, é a única questão. Tradicionalmente, os homens não vão maquiar com coloração, nem utilizar sombra ou batom. Então, o primeiro passo para quem não tem familiaridade é cuidar da pele, criar um hábito de cuidados e depois deixá-la uma pouco mais viçosa e hidratada. Uma pele muito seca no inverno pode deixar o aspecto ainda mais ressecado", diz.

Ainda sobre tendências do público masculino, a maquiadora Gabriela Teles Leandro ressalta o método da pele "fresh", que está vindo com tudo: "Significa usar poucos produtos. O objetivo é apresentar uma pele saudável e viva. A dica é investir em bases líquidas e fluidas com cobertura leve a média que trazem um efeito natural a pele e evitam o risco de exagerar na dose. As sobrancelhas naturais também estão em alta e abrem mão do uso de fios perfeitamente alinhados e escovados. Com apenas uma escovinha é possível modelá-las e deixa-las chique", instrui.

Para as pessoas que desejam dar um toque a mais de charme e investir em um olhar mais marcante,  os delineados são sempre uma boa opção. Ao ser questionado sobre as principais tendências desse recurso durante a estação, Roniel Carvalho pontua que as propostas mais alternativas estão em alta.

“Além do atemporal delineado gatinho, nessa temporada estão em alta os metalizados e holográficos, que inclusive foi destaque na passarela de grandes nomes da moda. Delineados duplos e mais grossos na base também são uma aposta”, recomenda ele.

Anteriormente citado como parte da composição de pele do dia a dia, o blush também possui tons em foco durante o Outono/Inverno, como aponta o especialista. “O blush ganhou uma nova versão para essa estação: tons rosados são a aposta, ligeiramente mais marcado nas maçãs com acabamento mais definido. Há também a tendência que substitui o tradicional contorno por tons de blush”, indica. 

Para elucidar todos os pontos citados e incrementar com dicas de ouro para não errar em composições de maquiagem no Outono/Inverno, Roniel elaborou alguns tópicos a serem considerados, tanto com relação à aplicação da make quanto às cores em si. 

  • Cores: marrom, cinza, azul e verde – sempre em tons mais fechados  
  • Pele mais natural
  • Olhos marcados no côncavo 
  • Lábios nude, semi-mate ou hidratados

Ronney também orienta que manter-se fiel às tendências tradicionais da estação é uma ótima opção, mas também deixa claro que a possibilidade de inovar e investir em novos recursos também é promissora.

"Quem quiser manter a tradicional maquiagem fosca, lábios mais escuros, com olho mais mate, pode manter, vai ficar extremamente elegante. Mas quem preferir introduzir cintilantes, o brilho, o lábio ombré, com contorno mais escuro, com essas tendências que está rolando, que são tendências dos anos 1980 e 1990, também pode se arriscar nos metalizados. A principal dica é sempre pensar nas cores, tentar usar o que está propondo a moda, tentar se vestir com a cor que mais te favoreça e que realce a pessoa", conclui. 

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo . Siga também o  perfil geral do Portal iG.