Cherry Vann se torna a primeira arcebispa lésbica na Grã-Bretanha
Church in Wales
Cherry Vann se torna a primeira arcebispa lésbica na Grã-Bretanha

Cherry Vann foi eleita arcebispa da Igreja no País de Gales  nesta quarta-feira (30), tornando-se a primeira mulher e clériga LGBTQ a ocupar o cargo em qualquer igreja anglicana  da Grã-Bretanha. Aos 66 anos, ela também será a primeira lésbica a exercer a função de arcebispa em âmbito global.

A nomeação foi confirmada pela própria instituição, que destacou a trajetória de Vann como uma das primeiras mulheres ordenadas sacerdotisas na Igreja da Inglaterra, em 1994. Antes de assumir no País de Gales, ela atuou como arquidiácona de Rochdale, no norte da Inglaterra.

Vann é ligada à Open Table Network , movimento cristão que promove acolhimento e culto para pessoas LGBTQ. Em sua vida pessoal, vive com a companheira civil, Wendy, e dois cães. Embora a Igreja no País de Gales não realize casamentos entre pessoas do mesmo sexo, permite a celebração de uniões civis pelo clero.

A nova arcebispa afirmou que pretende tratar de questões levantadas em relatórios internos publicados em maio, que apontaram falhas de governança e salvaguardas dentro da instituição. “ A primeira coisa que preciso fazer é garantir que as questões levantadas nos últimos seis meses sejam devidamente abordadas ”, declarou.

A eleição de Vann acontece em um momento de renovação para a Igreja no País de Gales, que se separou da Igreja da Inglaterra em 1920. Ela assume o posto no lugar de Andrew John, que renunciou em junho após críticas administrativas, sem acusações pessoais de irregularidades.

Cherry Vann não é a primeira pessoa LGBTQIA+ que assumiu cargos de liderança na Comunhão Anglicana, que já contou com bispos gays, como Gene Robinson nos Estados Unidos, mas nunca com uma arcebispa lésbica.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!