5 atletas lésbicas ou bis brasileiras que fizeram história

Representatividade nos esportes

Todes sabemos que é muito importante que pessoas LGBT+ ocupem os mais variados espaços, e no esporte não poderia ser diferente. Embora muitas práticas esportivas ainda sejam conversadoras, as pessoas queer têm quebrado cada vez mais barreiras e mostrado o seu potencial.

James Kirkup/Unplash e Montagem iG

Para celebrar o orgulho, confira 5 atletas lésbicas ou bis brasileiras que fizeram história no esporte

Amanda Nunes

A boxeadora natural de Pojuca, na Bahia, Amanda Nunes, é atualmente campeã da categoria peso-pena feminino e peso-galo feminino do Ultimate Fightting Championshop. Os títulos a tornaram a primeira mulher da história do MMA a conquistar duplo-cinturões no UFC.

Reprodução/Instagram 04.04.2023

Carol Gattaz

Bissexual, a jogadora de voleibol Carol Gattaz venceu o World Grand Prix cinco vezes, além de deter três vezes a medalha de prata nos Campeonatos Mundiais de 2006, 2010 e 2022. Ela é natural de Ribeirão Preto (SP).

Reprodução/Instagram 04.04.2023

Formiga

Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, é volante e joga atualmente no time de futebol feminino de São Paulo. Ela já foi duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino. Formiga nasceu em Salvador, na Bahia.

Reprodução/Instagram 04.04.2023

Laís Souza

A paulista Laís Souza é uma ex-ginasta brasileira bissexual que competia em provas de ginástica artística. Enquanto treinava para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, ela sofreu uma queda que ocasionou uma torção na coluna cervical, deixando-a tetraplégica.

Reprodução/Instagram 04.04.2023

Laís ganhou medalhas de bronze e prata nos Jogos Pan-americanos, de 2003 e 2007, além de medalhas de ouro no Campeonato Nacional Brasileiro, em 2005

Marta Silva

Orgulho nacional, a alagoana Marta Silva joga hoje em dia no time de futebol Orlando Pride, dos Estados Unidos. Ativista, ela é embaixadora da boa vontade da ONU Mulheres e já ganhou o prêmio de melhor do planeta pela Fifa seis vezes, nos anos de 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018.

redacao%40odia.com.br (O Dia)

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Queer pelo nosso canal no Telegram. Acesse o link abaixo para fazer parte.