Gloria Groove recebeu a imprensa em um evento realizado em São Paulo, na última quarta-feira (25). A cantora falou sobre seu mais recente lançamento, o álbum " Serenata da GG - Vol. 2 (Ao Vivo) ", disponibilizado nas plataformas digitais nesta quinta (26). A obra mescla canções escritas pela drag queen e regravações de clássicos do pagode.
No início deste ano, ela lançou a primeira parte do "Serenata da GG", que teve como carro-chefe, o hit " Nosso Primeiro Beijo ", escrita pela artista em parceria com um time de compositores, entre eles Rodrigo Oliveira e Brunno Gabryel.
Segundo a cantora, o romantismo que embala sua voz se alinhou à nostalgia do pagode realizado nos anos 1990. Durante o evento, Gloria Groove revelou que o álbum "Desafio", do artista Belo , foi uma de suas inspirações para o novo trabalho. Assim como suas inspirações em Thiaguinho e Alcione .
"Sou um homem gay e drag queen falando sobre ter amor"
Em entrevista exclusiva ao Portal IG , a vocalista comentou detalhes sobre seu processo criativo, focado em como conseguir atingir um nível profundo de sentimentalismo em suas músicas. "Foi a primeira vez que eu entrei no estúdio determinada a conseguir homenagear todos os meus amores", revelou.
Daniel Garcia, o artista por trás da drag, está há mais de 10 anos em um relacionamento com Pedro Lopes. Apesar da discrição com relação a vida pessoal, GG resolveu dedicar uma das faixas do novo álbum, "Linguagem do Amor", ao seu companheiro. "Como se não bastasse o significado tremendo que tem para mim e para ele, percebo a diferença que faz na vida das pessoas", reflete sobre a importância de pessoas LGBTQIAPN+ compondo sobre questões românticas.
"Quando é o meu corpo e a minha vida, eu como homem gay e uma drag queen falando sobre ter amor, acho que a importância que isso tem é ainda maior", ressaltou ela, que atingiu o seu maior recorde de ouvintes mensais no Spotify: 8 milhões de ouvintes .
"[O amor queer] lembra as pessoas de que temos vidas, apesar de tudo que se vê", acrescentou. "Amar é bom demais, então eu procurei homenagear todos os meus amores dentro desse projeto e pretendo continuar fazendo isso", finalizou.
"Amo desafiar esses moldes em tudo"
Apesar de sua versatilidade, Gloria Groove reconhece que enfrenta críticas por sua transição entre diferentes gêneros musicais. No entanto, a perfomer de "Coisa Boa" rebate: "É tão fácil ser estigmatizada enquanto drag-queen. Eu amo desafiar esses moldes em tudo: através do look, do meu corpo, da minha sonoridade".
Segundo a artista, o "Serenata da GG" é mais uma vitória de sua carreira. O pagode toca a compositora de maneira pessoal, embora reconheça que é um gênero majoritariamente associado a homens. "Encontrei no pagode um lugar que eu já podia chamar de casa, mas que eu precisava me apaixonar de novo agora", disse.
Primeira indicação ao Grammy Latino
O esforço e dedicação em gravar um disco do gênero não poderia resultar em outra coisa. A canção "Da Braba" do Futuro Fluxo, seu segundo álbum de estúdio, acaba de ser indicada ao Grammy Latino de 2024. A faixa, que é uma parceria com Ludmilla e MC GW , está concorrendo na categoria " Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa ".
"Jamais imaginaria que ela [indicação] viria do Futuro Fluxo. O prêmio, de verdade, é isso ter acontecido", comemorou. "É uma era pela qual eu lutei tanto. Fui sempre a primeira pessoa a defender a existência [do álbum] e está aí a minha resposta", celebrou.
Música sempre foi casa para Gloria Groove
A musicista iniciou a carreira ainda na infância: com apenas 7 anos, ela participou da última formação do grupo " Balão Mágico ". Ao longo de sua adolescência, os ritmos que servem como inspirações de suas canções a ajudaram moldar a artista que Gloria Groove é na atualidade.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso Canal no WhatsApp e da nossa Comunidade no Facebook .