Pra não errar mais: apelido e sobrenome não são pronomes; entenda

O influenciador Matheus Mazzafera viralizou após postar um vídeo em que deixa famosos em situação constrangedora

Em um evento, ele resolveu testar os conhecimentos de língua portuguesa das celebridades e perguntou quais seriam os pronomes delas, mas muitos não souberam responder.

Reprodução/Twitter - 25.10.2023

No vídeo, os famosos acabam confundindo "pronome" com "sobrenome". Alguns entenderam que os pronomes se tratavam de apelidos. Ainda houve respostas muito diferentes, como a de Gabi Martins, que respondeu que seu pronome era "Atlético Mineiro"

Reprodução

"Camis, Cacá, Cá", disse Camila Loures. "Amandinha, Mands", falou a ex-BBB e médica Amanda Meirelles. "Hello, ‘Alouca'", confundiu Val Marchiori . "Corinthians", respondeu Tierry. "Valente", disse Mileide Mihaile.

Kerline e Biel quase acertaram. A ex-BBB falou que está "numa pegada muito cis", ou seja, quando uma pessoa se identifica com o gênero atribuído no nascimento. Já o cantor disse ter "faltado às aulas de português", mas acertou um pronome e respondeu "ela", apesar de não ser o dele

Entenda o que são pronomes

Os pronomes são utilizados para se referir às pessoas, conforme o gênero (feminino, masculino ou neutro) com o qual se identificam. Eles variam entre ela/dela, ele/dele e, no caso de pessoas não binárias, pode-se adotar o pronome neutro, com elu/delu ou ile/dile, por exemplo.

Reprodução/Internet

Ele/dele

É usado para pessoas que se identificam com o gênero masculino, seja uma pessoa cisgênero (que se identifica com o gênero de nascimento) ou transgênero (que se identifica com outro gênero que não o de nascimento).

Reprodução/freepik

Ela/dela

É usado para pessoas que se identificam com o gênero feminino, seja uma pessoa cisgênero (que se identifica com o gênero de nascimento), transgênero ou travesti (que se identifica com o gênero que não o de nascimento). A deputada federal Erika Hilton é um exemplo de travesti que utiliza o pronome ela/dela.

Lula Marques/ Agência Brasil

Elu/delu e Ile/dile

Ambos os pronomes são usados para pessoas não binárias (que não se enquadram em nenhum gênero). Eles são pronomes neutros e inclusivos. Todavia, há pessoas não binárias que usam todos os pronomes.

Acervo pessoal

Quer mais?

Acompanhe todos os conteúdos do iG Queer! Basta acessar o site no link abaixo.

gpointstudio/freepik

Veja mais Top Stories