A marca Costa Coffee lançou um personagem animado em um mural de uma de suas lojas móveis. Na ilustração, aparece um homem trans jovem exibindo as cicatrizes de cirurgia e cabelo azul bebendo um café, o que chamou atenção por fazer parte de uma campanha por inclusão de pessoas trans. A ação, porém, não demorou para que transfóbicos começassem a reagir promovendo um boicote à marca.
Uma ativista antitrans chamada Maya Forstater vinculou a imagem à “automutilação”. Forstater, que em 2022 ganhou uma ação trabalhista que concluiu que ela foi discriminada devido a suas crenças de “críticas de gênero”, disse: “A principal questão aqui é promover e glamourizar a automutilação e a ideia de que as mulheres jovens devem ter seus seios removidos”.
A hashtag #BoycottCostaCoffee foi amplamente compartilhada no Twitter depois que uma foto de um mural na lateral de uma van Costa foi postada online.
O grupo trans inclusivo LGBWithTheT explicou que o anúncio mostrava que o amplo apoio à comunidade trans está se tornando cada vez maior: “Você notou que não importa o quão duro os haters batam na gente com seus ataques, o apoio se torna cada vez maior entre as marcas”, disse o grupo no Twitter, acrescentando que a ilustração foi uma “ótima propaganda” para Costa.
Um porta-voz da Costa disse em comunicado ao The Times: “Na Costa Coffee, celebramos a diversidade de nossos clientes, membros da equipe e parceiros. Queremos que todos que interajam conosco experimentem o ambiente inclusivo que criamos, para incentivar as pessoas a se sentirem acolhidas, livres e sem vergonha de serem elas mesmas. “O mural, em sua totalidade, mostra e celebra a inclusão”.
A marca já havia mostrado apoio à comunidade LGBTQ+, em 2022, em parceria com a instituição de caridade Switchboard LGBT + Helpline antes do mês do Orgulho. A ameaça de boicote lembra a reação antitrans a outras marcas nos últimos meses.
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