A pesquisa atribui uma pontuação de 33 ao Twitter, representando uma queda de 12 pontos em relação ao relatório de 2022
Dárcio Tukak
A pesquisa atribui uma pontuação de 33 ao Twitter, representando uma queda de 12 pontos em relação ao relatório de 2022

A Glaad (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação, na sigla em inglês), divulgou na última quinta-feira (15) o estudo  Social Media Safety Index 2023 (Índice de Segurança de Mídias Sociais de 2023, em tradução livre). A pesquisa levanta os desafios enfrentados pelos usuários LGBTQIA+ em plataformas de mídia social e a necessidade de maior segurança on-line.

Fundada em 1985 nos Estados Unidos, a Glaad trabalha para combater a homofobia, a transfobia e a discriminação contra pessoas LGBTQIA+ no âmbito da mídia.

Neste novo estudo, o relatório avalia o desempenho das principais plataformas, como Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube, em relação à segurança desse grupo. A pontuação é medida por um score de zero a 100, sendo 100 o mais seguro. As plataformas tiveram os seguintes resultados: Instagram (63); Facebook (61); TikTok (57); YouTube (54); Twitter (33).

O relatório identifica os desafios enfrentados pelos usuários, incluindo discurso de ódio, assédio, censura e discriminação e avalia o que as plataformas fazem para proteger e incentivar a expressão da comunidade LGBTQIA+.

De acordo com o levantamento, embora tenham sido registrados progressos significativos, ainda há muito a ser feito para garantir a segurança e proteção desses usuários on-line.

A pesquisa atribui uma pontuação de 33 ao Twitter , representando uma queda de 12 pontos em relação ao relatório de 2022. O Twitter foi a única plataforma que optou por não participar da revisão inicial dos resultados para fornecer feedback.

O estudo menciona que Elon Musk comprou o Twitter e apresenta as consequências dessa aquisição, mas sem fornecer detalhes sobre as ações ou declarações de Musk no Twitter. A pesquisa enfatiza que a compra do Twitter por Musk é mais uma “demonstração da ineficácia da autorregulação das empresas de tecnologia e destaca a necessidade de supervisão genuína”.

O Instagram é a rede social com a pontuação mais alta com 63. No entanto, o relatório indica que a rede social ainda não possui uma política específica que proteja usuários transgêneros, não conformes com o gênero e não binários contra o uso de nomes mortos direcionados.

A plataforma, que pertence à Meta, permite que os usuários adicionem seus pronomes de preferência em seus perfis , mas nem todos têm acesso a essa opção. Além disso, o Instagram oferece poucas opções de controle sobre quem pode ver os pronomes do usuário.

O relatório também indica que o Instagram não divulga muitas informações sobre como os usuários podem controlar a coleta e inferência de informações sobre sua orientação sexual e identidade de gênero.

Já o Facebook, que também pertence à Meta, obteve uma pontuação de 61, representando um aumento de 15 pontos em relação à pesquisa anterior.

O TikTok obteve uma pontuação de 57, um aumento de 14 pontos em relação ao relatório de 2022, sendo a única plataforma que protege usuários transgêneros e não binários contra o uso de identificação incorreta de gênero. O aplicativo chinês também melhorou suas políticas de proteção aos usuários LGBTQIA+, com treinamentos para moderadores de conteúdo e foco nas necessidades dessa comunidade.

A plataforma de vídeos do Google, YouTube, recebeu uma pontuação de 54. Embora o YouTube tenha feito melhorias em áreas como treinamento de moderadores de conteúdo e relatórios de diversidade, ainda há algumas lacunas em relação à proteção dos usuários LGBTQIA+.

A pesquisa indicou que o YouTube não possui uma política expressa que proteja os usuários contra o uso de seus nomes antigos (antes da transição) ou o uso de pronomes incorretos de forma intencional. As informações de transparência fornecidas pelo YouTube também não oferecem dados sobre a remoção e desmonetização de criadores LGBT dos serviços de anúncios.

No entanto, o relatório também mostra que a plataforma possui um grupo de trabalho chamado Inclusion Working Group que ajuda a promover a equidade na plataforma e nos negócios. Embora não seja mencionado se o YouTube possui um líder de políticas específico para atender às necessidades dos usuários LGBTQIA+, o levantamento reconhece que o YouTube fez melhorias em sua divulgação de diversidade.

Segundo a organização, as plataformas devem fornecer acesso a informações claras sobre como operam, incluindo como amplificam, restringem e removem conteúdo, além de divulgar dados detalhados em seus relatórios de transparência, incluindo informações sobre remoções de conteúdo e processos de apelação.

*Com informações do Poder360. 

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