Pela primeira vez uma aeronave da companhia aérea Aerolíneas Argentina foi comandada por uma mulher trans. Com a expertise que vem de mais de 13 mil horas de experiência no ar, Traniela Carle Campolieto pousou o voo da companhia aérea Aerolíneas Argentinas no Aeroporto Internacional de Miami (EUA). Foi um voo tranquilo, quase rotineiro, mas teve algo extremamente especial.
"Lembrarei desse dia para sempre. Obrigada a todos que tornaram isso possível. É um orgulho imenso para mim fazer parte da luta para ter uma sociedade cada vez mais inclusiva, diversa e tolerante", escreveu Traniela em seu perfil no Facebook com uma foto da tripulação do Airbus A330-200, aeronave que dirigiu até a cidade dos Estados Unidos.
De acordo com seu relato em suas redes sociais, Traniela está na área da aviação há 24 anos e é comandante internacional há 11 anos. Foi piloto do exército argentino, onde alcançou o posto de segundo-tenente, depois deu o salto para a aviação comercial, onde chegou a pilotar todos os aviões da Aerolíneas Argentinas como copiloto e depois como comandante. Os funcionários afirmam que ela tem uma das maiores pontuações dentro da empresa.
Mas em 23 de maio, quando teve que embarcar no voo para Miami, ela o fez pela primeira vez com sua nova identidade de gênero. “Exercendo a profissão que tanto amo”, escreveu na ocasião.
Casada desde 2006, Traniela também faz parte da Comissão de Diversidade da Associação Argentina de Pilotos de Linha Aérea e tem uma vertente esportiva, onde é competidora de Fitness e também personal trainer.
Após a publicação da história de Traniela, seu post viralizou nas redes sociais, onde centenas de usuários comemoraram sua história e tomaram seu caso como exemplo.
*Com informações de Clarín.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo . Siga também o perfil geral do Portal iG.