A modelo Melina Queiroz protagoniza comercial
Reprodução/Instagram - 27.04.2023
A modelo Melina Queiroz protagoniza comercial

Driblando a Igreja Universal, a TV Record exibe, pela primeira vez na história da televisão aberta, comercial voltado a mulheres transgêneros . A campanha de 30 segundos da marca Trucss, de lingerie para mulheres trans, foi ao ar no intervalo do jornal Fala Brasil.

O anúncio é protagonizado pela modelo Melina Queiroz, de 22 anos, que dança ao som de uma música instrumental vestindo um sutiã e uma calcinha da marca.

Ao final, a legenda deixa claro para qual público se destina as peças: "Lingerie para mulheres trans".

Criada pela técnica em hemoterapia Silvana Bento, a marca conta com uma calcinha em forma de funil, para ajudar esse público a ir ao banheiro com maior facilidade.

Seja por incômodo, disforia de gênero ou para se proteger da violência no país que mais mata trans do mundo, “ aquendar ” é uma prática usada entre as travestis, cross dressers, drag queens e mulheres trans para esconder o órgão genital, puxando-o para trás, entre as nádegas. Mais do que uma questão estética, que as ajuda a se conectar com seu corpo, é um modo de sobrevivência. Ao esconder a protuberância, elas se protegem de olhares discriminatórios e da intolerância.

Entretanto, a prática é feita de forma rudimentar, com a utilização de colas, fitas adesivas e barbantes, provocando assaduras, bolhas, dores e ferimentos. Ela também impossibilita o uso regular do banheiro já que desfazer a “aquendação” é, além de extremamente dolorido, demorado e trabalhoso. Assim, mulheres trans passam horas sem beber água na tentativa de adiar este momento. A consequência inevitável são os problemas renais, que podem levar a infecções, pedra nos rins, necessidade de hemodiálise e, em casos mais severos, à morte.

O problema é uma grave ameaça à saúde pública. Ao tomar contato com essa realidade, a técnica em hemoterapia Silvana Bento não se conformou. “Saber que várias mulheres trans chegavam ao ponto de ter que fazer hemodiálise ou se submeter a cirurgias por causa disso, mexeu comigo", conta. Motivada pela perda de uma amiga nessas condições, Silvana desenhou e patenteou uma calcinha em forma de funil, criada especificamente para esse público. Com um design extremamente confortável, fácil de colocar e tirar, o modelo traz a segurança e o conforto necessários para o dia a dia.

Veiculada na TV Record, a ação joga holofote em uma alternativa que reúne estilo, design, saúde, segurança e sofisticação em um produto simples, que pode ajudar a mudar a realidade de uma população invisibilizada. “Nosso objetivo é conseguir ganhar escala para baratear o produto e possibilitar que o maior número possível de mulheres trans se sinta confortável e possa fazer o básico de qualquer ser humano, que é ir ao banheiro sem dificuldades,” conclui Silvana.

Acompanhe o iG Queer também no Instagram ! Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!