Professora Antonella Galindo foi eleita a primeira mulher trans para a vice-direção da Faculdade de Direito do Recife
Reprodução/Instagram - 19.04.2023
Professora Antonella Galindo foi eleita a primeira mulher trans para a vice-direção da Faculdade de Direito do Recife

Com um discurso emocionante, a professora Antonella Galindo tomou posse como vice-diretora na manhã desta segunda-feira (17), em uma cerimônia realizada no salão nobre da Faculdade de Direito do Recife. Antonella é a primeira mulher trans a ocupar um cargo de direção na faculdade, o que destaca a importância da representatividade LGBTI+ em espaços de grande relevância.

A eleição de Antonella, juntamente com o professor Torquato Castro Jr. como diretor, marca um momento histórico para a instituição fundada em 1827, que é a mais antiga faculdade de direito do país. Pela primeira vez em 195 anos, a instituição conta com uma mulher trans na vice-diretoria.

Antonella Galindo assumiu publicamente a identidade de gênero há pouco tempo, mas já faz história.

Formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e com um currículo que inclui mestrado e doutorado, Antonella também é a primeira professora trans da Faculdade de Direito do Recife, ligada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A posse de Antonella Galindo como vice-diretora é um marco histórico para a Faculdade de Direito do Recife e para a comunidade LGBTI+.

A chapa Torquato/Antonella venceu por um voto de diferença entre os professores, teve o dobro de votos entre os estudantes e quase quatro vezes mais entre os servidores. No resultado, recebeu 57,4% dos votos.

Eleita em 13 de fevereiro deste ano, na chapa com o diretor Torquato Castro, ela ressalta o momento “inédito e histórico” e destaca o simbolismo dessa escolha.

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!