A atriz trans, que trabalha como prostituta em Portugal, invadiu palco de teatro em protesto por falta de oportunidades à pessoas trans
Reprodução/Twitter
A atriz trans, que trabalha como prostituta em Portugal, invadiu palco de teatro em protesto por falta de oportunidades à pessoas trans

Uma apresentação da peça de teatro “Tudo Sobre a Minha Mãe”, em cartaz no Teatro São Luiz, em Lisboa, foi invadida nesta última quinta-feira (19) pela atriz trans e ativista Keyla Brasil. A atriz brasileira acusou a produção por estar promovendo “transfake”, ao colocar um ator cisgênero para interpretar uma personagem transsexual.

Seminua, Keyla Brasil começou a gritas: “Transfake! Desce do palco! Tenha respeito por este lugar”. Ao mesmo tempo, pode-se ouvir outros gritos vindos do público.

A peça foi interrompida e a produção baixou as cortinas, mas a ativista seguiu com o discurso: “Gente, boa noite, eu me chamo Keyla Brasil. Sou atriz, sou prostituta, e o que está acontecendo agora é um assassinato e um apagamento da nossa identidade como travesti”, disse ela, se referindo à falta de oportunidade para atores e atrizes transsexuais em Portugal.

“Se contrataram quatro mulheres e três homens, por que não contrataram duas pessoas trans para fazer a personagem? Sabem por que é que eu trabalho como prostituta como [as personagens] Agrado e Lola? Porque não temos espaço para estar aqui neste palco. Neste lugar sagrado.” No final, a protestante pediu ao ator André Patrício, intérprete de Lola, para que não voltasse mais a vestir as roupas da personagem.

Keyla Brasil teve a ajuda de outras ativistas trans, que estenderam uma faixa com a palavra “Transfake”, e deixou o teatro sob aplausos do público. Assista ao protesto na íntegra:

Resultado positivo

Após a grande repercussão nas redes sociais, a organização do teatro se manifestou em apoio à ativista.

“Assumindo que podíamos ter feito outra opção, que deveríamos ter feito outra opção, no que diz respeito à inclusão de pessoas trans em ‘Tudo Sobre a Minha Mãe’, uma vez que demos o papel de Agrado a uma mulher trans, pela primeira vez no mundo, mas não o fizemos em relação à personagem Lola. Percebemos, acreditamos e estamos solidários com a luta trans, sempre estivemos. Apesar do nosso esforço, não foi suficiente, e lamentamos. Com este processo aprendemos e crescemos, e olharemos o futuro de forma diferente. Não somos inimigos, somos aliados, sempre disponíveis para o diálogo.”

A companhia Teatro do Vão, responsável pela adaptação da peça, anunciou que o ator André Patrício seria substituído, nesta sexta-feira (20), por meio das redes sociais, foi confirmado que a atriz trans Maria João Vaz, assumirá o papel da personagem Lola.

"No seguimento de vários atos de contestação pela representação de uma personagem trans por um ator cis e pela criação de condições de acesso e representatividade para pessoas trans, o Teatro do Vão decidiu alterar o elenco do espetáculo ‘Tudo Sobre A Minha Mãe’", escreveu o Teatro São Luiz em publicação no Facebook.

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram. Siga também o perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!