A ex-jogadora da seleção inglesa e comentarista da emissora britânica BBC Sport, Alex Scott.
Reprodução/BBC
A ex-jogadora da seleção inglesa e comentarista da emissora britânica BBC Sport, Alex Scott.

Uma comentarista da emissora britânica BBC Sport, e ex-jogadora da Inglaterra, ignorou o boicote da Fifa (Federação Internacional de Futebol) à braçadeira "One Love" e o utlizou o adereço dentro de um estádio no Catar, país do Oriente Médio considerado LGBTfóbico que está sediando a Copa do Mundo.

A braçadeira estampa as cores rosa, amarelo e azul, em apoio à causa LGBTQIA+, além do vermelho, preto, e verde, que representam origem e raça. Alex Scott usou a braçadeira em uma entrada ao vivo dentro do campo do estádio Internacional Khalifa — palco da estreia da Inglaterra contra o Irã, pelo Grupo B, às 10h deste segunda-feira (21).

País de Gales, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Suíça desistiram de usar a braçadeira após a Fifa afirmar que os times sofreriam sanções esportivas e os capitães estariam passíveis de receber cartão amarelo, ou até serem expulsos do campo, caso o adereço fosse utilizado durante as partidas.

Os países emitiram um comunicado conjunto se manifestando sobre a censura da Federação.

"A Fifa deixou muito claro que imporá sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras no campo de jogo. Como federações nacionais, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição em que possam enfrentar sanções esportivas, incluindo cartões amarelos, por isso pedimos aos capitães que não tentem usar as braçadeiras nos jogos da Copa do Mundo da Fifa", diz o comunicado.

"Estamos muito frustrados com a decisão da Fifa, que acreditamos ser sem precedentes — escrevemos à Fifa em setembro informando sobre nosso desejo de usar a braçadeira 'One Love' para apoiar ativamente a inclusão no futebol, e não tivemos resposta", acrescenta a nota.

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram!  Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!