A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos,
Damares Alves
, eleita senadora pelo Distrito Federal,
no primeiro turno das eleições de 2022
, neste domingo (2), fez uma declaração pró-LGBT ao "Metrópoles Entrevista".
“Eles têm de ser respeitados, protegidos e amados como todo cidadão e eu sempre lutei por isso [...] Todo mundo pensa que é uma guerra contra gay, mas não é [...] Sou contra a teoria da ideologia de gênero [...]. O movimento gay entendeu que essa teoria pode ser prejudicial, inclusive para eles”, defendeu Damares que também afirmou à jornalista Isadora Teixeira que está “nas ruas” trabalhando com travestis há 35 anos.
Damares é conhecida por declarações conservadoras como quando disse que "menino veste azul e menina veste rosa" , que lamentava o estupro de uma menina indígena Yanomai, mas que o crime "acontece todo dia" e quando agiu para impedir o aborto de uma menina capixaba de 10 anos.
A senadora eleita pelo Republicanos teve 714.562 votos (44,8%) no pleito de domingo e superou Flávia Arruda (PL), também ex-ministra de Bolsonaro, que chegou a 429.676 votos (27,05%).
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.