Céu Cavalcanti comandará o Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro.
Reprodução/Instagram @a_ceu_aberto - 31.08.2022
Céu Cavalcanti comandará o Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro.

A psicóloga Céu Cavalcanti tornou-se a primeira travesti eleita para presidir um conselho de categoria profissional (considerando todas as profissões). A pernambucana comandará o Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro (CRP-RJ). 

“Inevitável aos poucos ir dando conta da dimensão e da imensidão histórica que é a partir de hoje poder me pensar presidenta do mesmo regional onde um dia o João Nery precisou, décadas atrás, optar entre ser que ele era ou a sua vida profissional”, escreveu ela em post.

Céu Cavalcanti recebeu uma votação expressiva da rede de psicólogos e psicólogas da seccional carioca. Ela foi a encabeçadora da chapa 11 “Ética e Democracia em Defesa da Psicologia” com 8391 dos votos válidos. Brancos e nulos totalizaram 1601 votos. Agora, ela estará à frente do Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro durante três anos. A posse ocorre em setembro.

A função típica dos Conselhos de Psicologia é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão do Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios da Ética e disciplina de classe. Com isso, Céu cuidará da fiscalização e buscará manter o equilíbrio entre a teoria e a prática no dia a dia da profissão. 

A presidenta é defensora da despatologização das identidades trans, e vem dialogando com feminismos interseccionais e com o feminismo antiproibicionista.

Nas fotos em sua rede social, ela comemora com Pedro Paulo Bicalho, professor do Instituto de Psicologia da UFRJ e presidente eleito ao lado dela, mas do Conselho Federal de Psicologia com a chapa 21 “Frente em Defesa da Psicologia Brasileira” com 54.672 dos votos válidos.

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui  para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!