Em fevereiro de 2020, Dwyane Wade, um dos melhores jogadores da NBA anunciou que um dos seus quatro filhos, Zaya, é uma mulher transgênero. Agora, o ex-atleta entrou com um pedido oficial para alterar legalmente o nome e o gênero da filha, que atualmente tem 15 anos. A solicitação foi feita por meio do Tribunal Superior de Los Angeles.
Dentro da família o assunto foi tratado com muita naturalidade desde o começo, mesmo que ele próprio tivesse refletido bastante sobre o tema. “Cresci com certos preconceitos como muitas outras pessoas, mas tive que me olhar no espelho e dizer: 'E se seu filho ou filha chegar em casa e te disser que é gay ou lésbica? O que você vai fazer? Como você vai ficar? Como você vai agir? Não é sobre ele ou ela. Eles sabem quem são”, declarou em 2019.
Desde então, Dwyane se pronuncia sobre a própria paternidade e os medos e desafios que enfrenta sendo pai de uma pessoa trans. No início de junho deste ano, por exemplo, disse no evento Time 100 Summit', realizado em Nova York, que sente medo pela filha: “Por mais abençoada que seja minha filha por ter pais que me apoiam , ainda fico com medo toda vez que ela sai de casa. E não apenas por causa da violência armada, mas pela forma como as pessoas a percebem neste mundo”.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.