Saiba o que é dawn dating, que consiste em encontros românticos ao amanhecer
ArtHouse Studio/Pexels
Saiba o que é dawn dating, que consiste em encontros românticos ao amanhecer

Vale tudo na hora de marcar um encontro para conhecer uma pessoa nova com quem se está a fim de se relacionar, seja diversificar o passeio e os lugares frequentados até tentar fazer perguntas inusitadas que possam aproximar ainda mais as pessoas envolvidas. No Reino Unido, pessoas solteiras passaram a optar por outra mudança que, para alguns, pode ser drástica: preferir marcar encontros no período da manhã. Essa prática está se popularizando no país e ganhou o nome de dawn dating.

Mais do que marcar um almoço ou optar por um passeio no parque na parte da tarde, o dawn dating propõe uma verdadeira mudança de rotinas – ou uma opção mais confortável para quem se identifica como uma pessoa madrugadora. Aqui, os encontros são marcados por volta das 5 horas da manhã. A palavra “dawn” significa amanhecer; ou seja, em tradução literal, dawn dating significa algo como “encontro ao amanhecer” ou “namorar ao amanhecer”.

Uma pesquisa realizada pelo aplicativo de relacionamentos Badoo realizada com mil pessoas residentes no Reino Unido apontou que 51% dos entrevistados estiveram em um encontro antes das 10 horas da manhã. Além disso, 71% afirmaram que ficaram impressionados por terem sido convidados para um encontro pela manhã.

O psicólogo especializado em relacionamentos Alexander Bez explica que a popularização do dawn dating está ligada muito mais à praticidade e ao conforto com uma rotina mais diurna. Um dos perfis que optam por esse tipo de encontro são de pessoas que trabalham no período noturno, por exemplo.

“Dependendo da atividade que fizerem, como tomar um café ou andar com o cachorro, a conversa pode ser mais confortável e podem aparecer mais interesses em comum, o que ajuda a longo prazo”, aponta.

Por que experimentar o dawn dating?

Além da praticidade para pessoas mais diurnas, o psicólogo explica que alguns podem se sentir mais energizados e mais prontos para o dia. Por ter sido marcado no início do dia, há menos chances de que o par se sinta menos estressado e distraído.

Leia Também

“O encontro em si pode ter uma duração menor e se resumir só a uma conversa com um café”, aponta. Isso pode ser bom caso o encontro não esteja acontecendo como o planejado ou se perceber logo de cara que as personalidades não batem. A honestidade não está atrelada ao período do dia, mas sim ao caráter da pessoa.

Leia Também

Bez aponta que outro lado bom do dawn dating seria a possibilidade de conseguir uma atmosfera mais descontraída e relaxada. Devido ao período do dia, pode existir menos pressão de maquiar o encontro ou de que ele tenha uma atmosfera romântica. Assim, a experiência acaba sendo mais natural.

No entanto, o profissional pondera que é preciso saber de forma bastante concreta quais são as intenções que as pessoas têm ao marcar esse tipo de encontro, principalmente se existem possibilidades reais de conseguir manter o interesse. Além disso, o dawn dating pode não ser prático para todas as pessoas.

Uma boa pedida pode ser tentar diversificar e marcar encontros também em outros períodos do dia. No entanto, Bez reforça que cada relação é única e que todas as variáveis devem ser analisadas. O especialista acrescenta que, para conseguir desfrutar de um bom dawn dating, vale tudo. “Ao estarem apaixonadas, muitas pessoas não pensam muito nas consequências, o que é natural. Criatividade, planejamento e organização serão as melhores dicas, já que a prática pode envolver faltar ou alterar alguns compromissos”.

Essa moda pega no Brasil?

Apesar de parecer loucura para quem prefere ter mais tempo para se preparar ou simplesmente não gosta de sair da cama tão cedo, o psicólogo não descarta que a moda chegue ao Brasil. O motivo: a necessidade de inovação comportamental que naturalmente ocorre de tempos em tempos.

“Tudo tem uma representação no aparelho psicológico que acompanha evoluções cronológicas, sendo atuais ou não. A pandemia trouxe mudanças nas vidas de todas as pessoas e uma necessidade de inovar, de viver novidades. Isso nos leva a seguir novos caminhos. Se existir uma identificação funcional psicológica, uma ação nova pode ser praticada em qualquer lugar do mundo com a mesma funcionalidade”, explica.

Agora é possível acompanhar todas as notícias do iG Queer: é só entrar no  nosso grupo do Telegram

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!