Cantores LGBT que marcaram a história da música brasileira

Renato Russo

Nome marcante do rock nacional, Renato Russo preencheu os anos 80 com letras poéticas e críticas sociais. Bissexual, ele eternizou a orientação sexual com a música “Meninos e Meninas”

Reprodução

Angela Ro Ro

Cantora, compositora e pianista, tem no repertório a música “Amor meu grande Amor”, que posteriormente foi regravada por Cazuza. Ela foi a primeira cantora lésbica a se assumir publicamente no país

Reprodução

Cazuza

Além de assumir-se gay, Cazuza enfrentou o HIV em plenos anos 80, época em que era algo extremamente estigmatizado. Eternizou nas músicas a essência de si mesmo: “O meu prazer agora é risco de vida”

Divulgação

Pabllo Vittar

Atualmente uma das drags mais famosas do mundo, Pabllo é um marco na música nacional pela força e representatividade que traz, além de já ter falado abertamente sobre sexualidade e a importância de ser quem é e enfrentar o preconceito, como na música “Indestrutível”

Instagram

Ana Carolina

Dona de uma das vozes graves mais famosas do Brasil, Ana Carolina fez muito sucesso durante os anos 90 e emplacou diversas músicas em novelas e nas rádios nacionais. Ela nunca fez questão de esconder a própria bissexualidade. Como já disse em entrevista: “Em relação à sexualidade, existe uma coisa muito simples: você olha para a pessoa, a deseja ou não, gosta ou não, nada é complicado”

Reprodução

Jaloo

Indo para a música eletrônica brasileira, temos Jaloo: cantor, compositor e DJ. As músicas dele têm uma pegada mais alternativa e já foram até tema de novela; além disso, ele é gay possui um estilo que mescla estereótipos masculinos e femininos

Reprodução/Instagram

Banda Uó

Composto por dois homens gays e uma mulher trans, a banda pop foi formada em 2010 e ganhou o primeiro destaque na internet com um cover da música “Whip My Hair”, da cantora americana Willow Smith, intitulada “Shake de Amor”. O grupo se desfez em 2018.

Divulgação