Veja a melhor rotina de skincare para homens cis
Tima Miroshnichenko/Pexels
Veja a melhor rotina de skincare para homens cis


Para manter uma pele bonita e saudável, é fundamental adotar uma rotina de skincare que promova a manutenção correta da pele do rosto, e, para isso, é preciso primeiramente identificar que a pele dos homens cis tem particularidades que a diferem da pele de mulheres cis. Ou seja, exigem cuidados próprios aos quais os indivíduos devem ter atenção.

Débora Campozan, dermatologista, explica quais são essas diferenças e comenta particularidades até da estrutura do rosto dos homens cis. “A pele masculina tende a ser mais espessa e com uma quantidade maior de glândulas. Além disso, é uma pele mais oleosa, por mais que ela tenha menos tendência de manchar. Sem falar que, abaixo dessa pele, há uma camada de gordura, que nos homens costuma ser menos espessa, e, depois dela, uma camada de músculos mais forte. Vale ressaltar que toda estrutura óssea masculina é bem diferente também, e tudo isso faz com que a pele do homem tenha menos tendência à flacidez, por exemplo, por conta da formação óssea”, diz.

Uma vez tendo em mente as características do rosto masculino, muito se pergunta sobre qual é a melhor rotina de skincare. Para Débora, o passo a passo fundamental independe da pele ser masculina e feminina, ou seja, os cuidados básicos são os mesmos.

“O primeiro passo é limpeza, seja com sabonete ou loção. Como os homens têm tendência a ter mais oleosidade, vale pensar em um sabonete focado em reduzir esse fator. Hoje em dia temos indicado muito os sabonetes com ácido glicólico, que fazem uma limpeza melhor", explica.

"Em segundo lugar, a proteção solar é fundamental, pensando em toque seco devido à oleosidade. Além disso, pode-se pensar em um hidratante, um anti-idade, produtos anti-acne e muito mais. Mas é indispensável a limpeza, o filtro solar e um tratamento específico para cada pele em questão”, acrescenta. 

Um ponto importante que merece atenção são as barbas. Para homens que as possuem, existem algumas preocupações, tanto com relação à limpeza quanto ao ato de se barbear. Lavar bem a barba com shampoo e secá-la corretamente é fundamental, mas Patrícia Elias, esteticista dermaticista, dá algumas orientações sobre os cuidados antes e depois de fazer barba que contribuem tanto para deixá-la mais bonita quanto para manter a saúde da pele por trás dela. 

Leia Também

Leia Também

“Primeiramente, deve-se tomar cuidado com a lâmina pois pode causar inflamação na pele. A raspagem semper deve ser feita a favor do pelo e, após o banho, colocar por cinco minutos uma toalha quente. Uma dica tanto para facilitar a depilação quanto evitar a proliferação de microorganismos: depois dos cinco minutos com a toalha, passe um óleo de coco com três gotas de óleo essencial de melaleuca na região da raspagem. Para quem não usa lâmina, o ideal é passar a máquina normalmente”, orienta.

Leia Também

Quais os melhores produtos?

A escolha os melhores produtos para incluir na rotina de skincare pode ser repleta de muitas dúvidas. Débora comenta que a maioria do público masculino não é muito fã dos cremes, e o ideal é selecionar os produtos que tenham melhor aceitação.

“A maneira mais simples é pegar um produto que tenha cuidado para com peles mais oleosas, como o sérum, que não deixa grudento e nem meloso. Acho que a melhor maneira de ajudar a escolher é preferir produtos com aroma mais leve e que não fiquem tão marcados ou aparentes na pele”, explica. 

Com relação aos hábitos, para homens que usam maquiagem, por exemplo, o cuidado acaba sendo dobrado devido ao uso dos cosméticos. Débora destaca principalmente o cuidado na limpeza pré e pós maquiagem e o uso do primer. “Uma coisa fundamental é o primer, que além de fixar a maquiagem, dá um aspecto mais natural”, aponta. 

Além do skincare

Não é apenas a rotina de cuidados diários que garante uma pele bonita e saudável. Outros procedimentos, incluindo os estéticos, e os hábitos alimentares também contribuem para que o rosto permaneça belo e saudável. Débora Campozan chama a atenção para isso. 

“Na clínica, já tiveram meses em que empatou a quantidade de público masculino e feminino. Alguns homens têm preconceitos ainda, mas eles precisam estar atentos às novas tecnologias. Tratamentos para linhas de expressão, pé de galinha, preenchimento, contorno... E principalmente os tratamentos indiretos, que ainda são pouco explorados", afirma.

"Um exemplo é a radiofrequência, uma arma excelente contra flacidez. São três ou quatro sessões que fazem o paciente produzir mais colágeno sem que nada seja injetado e sem que as características faciais dele mudem. Os lasers e as luzes pulsadas também são tecnologias que deveriam receber mais atenção do público masculino”, finaliza.

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo .

** Estagiário das editorias Queer, Canal do Pet e Turismo desde 2021, Miguel Trombini já passou pelas editorias Delas e Receitas. Produz majoritariamente para a página LGBTQIAP+ do iG e utiliza um pouco da experiência como homem trans e gay para oferecer o conteúdo mais completo possível acerca da diversidade sexual e de gênero.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!