Conheça as Kawaii Nails, as unhas decoradas que fazem a cabeça das japonesas
Divulgação/Márcia Câmara
Conheça as Kawaii Nails, as unhas decoradas que fazem a cabeça das japonesas

Que a cultura japonesa é repleta de fãs no mundo todo não é novidade. Mais do que estilos musicais e produtos audiovisuais, o Ocidente também tem se inspirado em rotinas de beleza, moda e estilo de vida. Quando o assunto é unhas decoradas isso não poderia ser diferente. O ano de 2022 mal começou e já apresenta uma nova tendência capaz de expressar a explosão de fofura presente na cultura japonesa. Trata-se das Kawaii Nails.

Sozinha, a palavra “kawaii” significa “adorável, fofo e gracioso” e remete à estética de cores pastéis (principalmente o rosa), ilustrações cartunescas de animais e, em alguns casos, muito brilho. A nail designer Márcia Câmara explica que essa estética é muito difundida, principalmente, na cultura japonesa.

“As Kawaii Nails são unhas postiças ou apliques e podem ser usadas em diversos estilos e tamanhos. Toda decoração é feita à mão. Os modelos vão do delicado e gracioso até os mais enfeitados. Vai de gosto”, conta Márcia.

Nas unhas decoradas, o kawaii é representado em elementos que transparecem essa sensação de fofura. Márcia percebeu a tendência usada entre as japonesas e quis difundir o estilo no Brasil. Apesar de ser muito mais usada por mulheres, a nail designer conta que esse tipo de nail art vai agradar aos homens que gostem da essência kawaii.

Márcia revela que ela mesma foi fisgada pelas Kawaii Nails. "Amo as unhas japonesas e uso muito no meu dia a dia como inspiração. Gosto de sair do casual. Adoro pedrarias, 3D e me jogo no brilho no exagero", afirma. De acordo com a profissional, as clientes passaram a reparar e a pedir um resultado semelhante.

Quais elementos definem as Kawaii Nails?

O principal diferencial dessas unhas decoradas estão, principalmente, nos elementos decorativos que vão além da esmaltagem ou de padrões geométricos simples. Aqui, os adesivos e os moldes são substituídos pelo 3D e texturas que excedem a superfície da unha.

“Pedrarias, pompom, minipirulitos, lacinhos e ursinhos são algumas das decorações comuns. A fofura está em primeiro lugar”, diz. Também é possível levar ao look personagens da cultura japonesa que estejam dentro da estética kawaii, como a Hello Kitty e o ursinho Rilakkuma. No caso de animais, a preferência é aos pandas, unicórnios e gatos desenhados em traço mangá.

A escolha das cores também é crucial para compor as Kawaii Nails. Pode-se optar por esmaltes com brilho. No entanto, quem dita o tom dessa nail art são as candy colors , em que as cores têm tonalidades mais leves e remetem a uma estética mais romântica.

Leia Também

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

O esmalte com glitter ou brilho pode ser deixado de lado para apostar em outras opções mais chamativas para acrescentar este elemento. Glitter encapsulado no alongamento e pedrarias podem fazer com que o brilho se sobressaia, impactando bastante o resultado.

“Desde as grandes às pequenas, as pedrarias são encaixadas para ornar e ter uma harmonia bonita e acrescentar um brilho exuberante e chique”, diz Márcia. O uso de jóias para unhas também está mais que permitido.

Quais são os formatos ideais?

As unhas decoradas de forma kawaii são pensadas, primeiramente, para unhas compridas ou alongadas, tanto para deixar o estilo bastante chamativo como pelo amplo espaço para trabalhar a estética da cultura japonesa.

As Kawaii Nails podem ser feitas tanto em unhas naturais como em qualquer tipo de alongamento, seja de gel, porcelana, acrílico ou vidro. “Quem busca por essa estética pede por unhas longas em formatos diferenciados, como Stiletto, Almond ou Ballerina, principalmente”, indica a nail designer.

Qual a duração das Kawaii Nails?

Por se tratar de uma estética de unhas decoradas com muitos adereços, há uma preocupação em relação ao período de tempo em que essa decoração se mantém intacta. Afinal, nem mesmo a esmaltação básica se fixa por tanto tempo diante de tarefas manuais que vão gastando a cor e os enfeites.

No entanto, Márcia explica que, se os adereços forem propriamente fixados, as Kawaii Nails podem durar dentro do tempo de manutenção do alongamento de unhas. “Esse tempo é estimado entre 15 e 20 dias, conforme o crescimento das unhas naturais”, afirma.

A profissional alerta que uma boa fixação é o que mantém a composição perfeita por muito mais tempo e, caso não seja realizada, o resultado final não apenas será impactado como pode ir embora muito mais cedo. Por isso, o melhor é aderir a esse estilo de unhas decoradas com uma pessoa especialista capaz de realizar a colagem corretamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!