Conheça La Pollería e La Coñería, as confeitarias que vendem waffles em formato de pênis e vagina
Divulgação/La Pollería
Conheça La Pollería e La Coñería, as confeitarias que vendem waffles em formato de pênis e vagina

Já imaginou passear alegremente pelas ruas da Espanha, um dos países mais seguros para LGBTs , enquanto degusta um waffle no palito em formato de pênis ou de vagina? Essa cena um tanto inusitada pode ser materializada na realidade em Madrid, desde a fundação da confeitaria La Pollería. A loja não só naturalizou passeios pela rua mordiscando massas em formatos genitais, como criou um novo símbolo do bairro LGBTQIAP+ da cidade.

A abertura da franquia em 2019 tornou possível degustar as pollas (cujo sinônimo próximo é, literalmente, pinto) no palito. Atendendo a pedidos da própria clientela, em 2020, após a reabertura do país, a marca lançou a La Coñería, onde se tornou possível degustar os waffles de coñofres (vaginas).


“A ideia nasceu como forma de diversificar um negócio anterior, que era uma sorveteria. Ao procurar opções de waffle, encontramos o molde de pênis e descobrimos que era uma ideia muito original e inovadora. Não tínhamos visto nada assim antes. Então, decidimos apostar e começar esta aventura”, explica o fundador da franquia, Pedro Buerbaun, ao iG Queer.

Não é exagero quando ele conta que seus waffle em formatos curiosos se tornaram uma revolução. Até agora são 17 lojas espalhadas pelo território da Espanha e uma recém-inaugurada em Londres. Independentemente da localização, o padrão é o mesmo: a porta de cada estabelecimento recebe diariamente filas longas, repleta de curiosos e fãs cativados pela marca.

Se a loja já era bastante procurada, se tornou mais ainda depois que La Pollería de Madrid se tornou o ponto de encontro das protagonistas da série de comédia erótica “Valéria”, que chegou à Netflix em 2020 e já tem a segunda temporada confirmada.

Em cada post nas redes sociais, uma chuva de comentários de internautas de diversos lugares pedem entusiasmados para que uma loja seja aberta em sua cidade ou país, desde residente das Ilhas Grã-Canárias até a Venezuela. “Em breve, esperamos chegar a todos os lugares onde as pessoas querem experimentar nossos famosos pintinhos”, afirma o fundador.

Como funciona La Pollería e La Coñería, que vendem waffles em formatos de pênis e vagina?

O jornalista brasileiro Jean Apolinário, 38, mora em Madrid e quando lhe contaram sobre La Pollería e La Coñería, ele achou a ideia supercriativa, mas não entendeu muito bem do que se tratava. Jean teve de visitar uma das lojas para entender do que o burburinho se tratava. Agora, ele adora levar amigos e conhecidos para degustar um waffle por lá.

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“O atendimento é incrível. Os atendentes são superengraçados e fazem perguntas do tipo: ‘Você prefere uma polla branca ou negra?’, ‘você quer com ou sem leite?’. Tudo para aguçar o imaginário das pessoas, que dão risada ou ficam sem reação”, relata o jornalista.

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As perguntas safadinhas e o atendimento animado se tornaram parte da característica do atendimento. Nas redes sociais, é comum que tanto as contas oficiais da La Pollería quanto posts de visitantes evidenciem o clima festivo: música alta, risadas por todos os lados e atendentes que rebolam enquanto preparam o doce.

“Vendemos um produto muito especial para que as pessoas que nos visitam saibam que vão se divertir sem tabus. Estamos tornando as pessoas mais abertas e removendo essas crenças negativas. Até as pessoas mais desconfiadas acabam felizes e repetem a dose”, explica Buerbaum.

Não só a experiência como o produto em si vale a pena, na visão de Jean. “O waffle é bem gostoso. Achei que fosse recheado, mas na verdade é uma massa com a cobertura em cima”, diz. Buerbaum explica que a massa é mergulhada no chocolate escolhido pelo cliente e são acrescentados granulados e confeitos.

“Além disso, temos opções sem glúten e veganas, além de deliciosos sorvetes de diversos sabores que derretem na boca”, acrescenta o fundador. Ele explica que o que diferencia este negócio dos outros, além da forma provocativa dos produtos, é a participação do cliente em todo processo. “Desde a entrada até a saída, oferecemos uma experiência muito divertida que faz com que todos saiam encantados”.

Atração no bairro gay de Madrid

A loja mais famosa da franquia está localizada dentro do bairro LGBTQ+ de Madrid, chamado Chueca. Isso faz com que a comunidade seja uma parte considerável dos frequentadores, seja ali ou em outras regiões onde as lojas são instaladas. No entanto, La Pollería atrai todos os tipos de público. “Oferecemos um produto e uma experiência únicos que agradam a todos”, explica Buerbaum.


O público-alvo das lojas é principalmente as gerações mais jovens. Na prática, não há grande distinção de idade, já que o público mais maduro vira e mexe aparece para dar uma chance às pollas. “As pessoas aparecem para aproveitar a experiência e se divertir. Até os mais tímidos saem com um sorriso nos lábios”, diz o fundador

De fato, a vergonha é uma sensação que não tem vez; ou, se aparece, tende a ir embora rapidamente. “O lugar está bombando tanto em Madrid que está sempre lotado. Por estar localizado no bairro gay não há constrangimento algum. Você ainda consegue brincar e conversar com as pessoas quando sai”, conta Jean. Por esse motivo, o local se tornou um tipo de entretenimento gastronômico descontraído e uma localização segura, tornando-se um ponto obrigatório de visitação.

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