Bento 16, Papa emérito (termo adotado quando este decide abdicar), publicou um novo livro hoje, 16, chamado “La vera Europa” (em tradução livre: “A Verdadeira Europa”). Nele, ele faz críticas diretas ao casamento entre pessoas do mesmo gênero. Segundo Joseph Ratzinger: “o conceito de casamento homossexual está em contradição com todas as culturas da humanidade”.
Escrito em abril deste ano, o texto é inédito, intitulado como “Para fazer justiça perante Deus pela tarefa que nos foi confiada para o homem”, e faz parte de uma compilação de seus discursos acerca da Europa, publicados na Itália. O livro conta também com um prefácio redigido pelo Papa Francisco.
“O tema do matrimônio e da família assumiu uma nova dimensão que certamente não pode ser ignorada”, escreveu o Papa emérito. “Estamos testemunhando uma distorção de consciência que evidentemente penetrou profundamente em setores do povo católico”. Ele enfatiza que ao longo dos séculos, mesmo em diferentes culturas, o “fato de que a existência do homem - na sua forma masculina e feminina - está orientada à procriação”, e ainda que a “transmissão da vida determina a essência do que se chama casamento”.
Bento 16 defende uma “ecologia” que proteja a humanidade. Segundo ele, em um período de grande atenção ao planeta e aos indivíduos que nele habitam, a única natureza que corre o risco de ser afetada é a do homem. “O homem também possui uma natureza que foi dada a ele, e violá-la ou negá-la leva à autodestruição”.