O sucesso dos podcasts não é de hoje. Cada vez mais são produzidos conteúdos neste formato -- e dos mais diversos. A Casa 1, importante centro de cultura e acolhimento LGTQIA+
em São Paulo, por exemplo, lançou neste ano um podcast sobre histórias de pessoas da comunidade que migram para a cidade paulistana.
O mercado, nesta pandemia, teve um aumento de 33% de ouvintes. São 28 milhões de brasileiros, segundo pesquisa da Kantar Ibope encomendada pela Globo, que ouvem podcasts regularmente, dentre eles, lésbicas, gays, queer e trans que querem escutar conteúdo que se identifiquem. Por isso, confira alguns podcasts produzidos por pessoas LGBTQIA+ sobre assuntos da comunidade:
Passagem Só de Ida
O podcast, lançado no dia 22 de fevereiro, conta a trajetória de pessoas LGBTQIA+ que migraram para a cidade de São Paulo, em distintos momentos de suas vidas, de diferentes origens e pelas mais variadas razões. Cada episódio semanal traz o relato de um personagem. O programa, que está disponível em todas as plataformas de streaming de áudio, é uma produção da Casa 1 e do Acervo Bajubá, com o apoio da Rede de Mulheres Imigrantes Lésbicas e Bissexuais de São Paulo.
POC de Cultura
Quatro publicitários comandam o POC de Cultura, podcast semanal dedicado ao universo LGBTQIA+. Entre conversas e entrevistas com convidados, o grupo já discutiu temas como machismo e visibilidade trans dentre os mais de cem episódios produzidos.
PretaCast Caminhão
O podcast apresentado por Jamine Miranda é voltado para mulheres lésbicas negras que não performam feminilidade imposta socialmente. O programa traz discussões como pressão estética e a relação com os seios.
Você viu?
Santíssima Trindade das Perucas
O programa é feito por três drag queens: Bianca DellaFancy, Duda Dello Russo e LaMona Divine. As três abordam com muito humor o melhor da cultura pop, notícias e histórias LGBTQIA + delas e dos ouvintes.
Controle Y
Com o nome anônimo Y, um homem gay conta histórias de dates ruins e até bizarros dele e de outros ouvintes. Apesar de engraçados, ele aborda temas sérios como a normalização do assédio gay, ghosting e pornografia.
Biscoito Podcast
Um podcast assumidamente bissexual, apresentado por Babu Carreira, Gui Neves e Taty Leite. Brincando com o chavão "o B do LGBT é de biscoito", o programa mostra que os bissexuais existem sim.
Sapataria Podcast
Um podcast feito por lésbicas para lésbicas apresentado por Camila Pupulin, Giovanna Soares e Lisiane Andriolli. Os temas são diversos, vão desde o entretenimento, como a série Sapacoach, que respondem as perguntas das ouvintes e até discussões sérias, fundamentadas por estudos teóricos.
Eaí Gay?
Os jornalistas Felipe Dantas e Thiago Theodoro conversam sobre temas da vida e muita cultura pop. Em alguns programas, os meninos trazem convidados de fora, como a youtuber drag queen Lorelay Fox.