Pocah, Gilberto, Lumena, João Luiz e Karol Conká
Divulgação/TV Globo
Pocah, Gilberto, Lumena, João Luiz e Karol Conká

A primeira semana do "Big Brother Brasil 21" começou a todo vapor com um grupo plural e o maior número de pessoas  LGBTQIA+ entre todas as outras edições. A produção do programa escolheu a dedo cada um dos participantes, entre eles duas sisters bissexuais, Karol Conká e Pocah (Camarote), uma lésbica, Lumena Aleluia (Pipoca), e dois gays, Gilberto Nogueira e João Luiz Pedrosa (Pipoca).

A edição de 2021 da casa mais vigiada do Brasil também já teve uma importante discussão sobre  homens que usaram maquiagem e ridicularizaram -- mesmo que involuntariamente -- a figura da mulher, cis ou trans. 

Com tantos integrantes da comunidade, esta edição não é a única a contar com participantes queer. Confira a lista dos 27 brothers e sisters abertamente assumidos que participaram do BBB nas 20 edições anteriores.

André Gabeh - BBB 1
Primeiro LGBT do programa, o músico André Gabeh chegou à final do programa, mas ficou em terceiro lugar, junto de Vanessa e Kleber Bambam.

André Gabeh
Divulgação/TV Globo
André Gabeh



Cristiano Carnevale - BBB 4
Na época em que participou do programa ainda não tinha saído do armário, apesar de já ser casado com um outro homem. Em entrevistas, ele explicou que optou por não falar da sexualidade em rede nacional porque a mãe dele não sabia de sua orientação sexual e ela ainda era viva. Cristiano, que foi eliminado na terceira semana do programa falou publicamente de sua homossexualidade em 2013, quando tentou voltar ao BBB daquele ano, que contou com participantes das edições passadas.

Cristiano Carnevale
Divulgação/TV Globo
Cristiano Carnevale



Jean Willys - BBB 5
Vencedor da edição de 2005 do BBB, Jean Wyllys foi um dos brothers mais bem sucedidos e famosos após o final do programa. Jornalista e professor universitário, atuou como colunista, redator e produtor até se lançar como deputado federal pelo PSOL. No cargo, ele chegou a ser um dos deputados federais mais votados.

Jean Wyllys
Divulgação/TV Globo
Jean Wyllys



Em 2015, foi classificado como uma das 50 personalidades que mais lutam pela comunidade LGBTQIA+ em todo o mundo. A revista Congresso em Foco chegou a elegê-lo o melhor deputado federal. Jean se destacou na luta por direitos humanos no Brasil e acabou se tornando vítima de muitas fake news. Mesmo eleito em 2018 para o cargo de deputado, mais uma vez, Jean deu um tempo da política e saiu do Brasil. Ele disse que estava recebendo muitas ameaças na época. Hoje, ele mora na Alemanha.

Fani Pacheco - BBB 7
Uma das participantes mais marcantes do reality, dona do bordão “uhul, Nova Iguaçu!” e envolvida no triângulo amoroso com Íris Stefanelli (Siri) e Diego Garquez (Alemão), Fani não era assumida quando participou do reality, mas contou em um livro, O Diário Secreto de uma ex-BBB , lançado após sua saída do programa, que é bissexual.

Fani
Divulgação/TV Globo
Fani



Marcelo Arantes - BBB 8
Médico psiquiatra, o brother marcou a edição de 2008 com intrigas e confusões. Ele é lembrado até hoje pela espécie de surto que teve dentro da casa. Marcelo saiu da casa no 9º Paredão, ao enfrentar o vencedor da edição, Rafinha Medeiros. Hoje, ele continua atuando na profissão para a qual se formou e também organiza eventos da comunidade dos ursos.

Marcelo Arantes
Divulgação/TV Globo
Marcelo Arantes



Bianca Jahara - BBB 8
Eliminada na quinta semana do programa, ao enfrentar um Paredão triplo com Marcelo e Felipe, Bianca ficou conhecida pelo estilo descolado e suas tatuagens. Bissexual assumida, ela era uma das pessoas mais velhas da edição. Hoje, ela continua trabalhando com moda e figurinos e chegou a apresentar algumas temporadas do programa Penetra , no canal Sexy Hot, no qual entrevistava pessoas sobre sexo.

Bianca Jahara
Divulgação/TV Globo
Bianca Jahara



Serginho Orgastic - BBB 10
Dando muita pinta, Serginho conquistou o público com as gírias que usava. O influenciador digital, que na época se destacava com o extinto Fotolog, uma rede social de fotos, fez parte de uma edição histórica do programa, quando três pessoas LGBT estavam no elenco. Serginho chegou a discutir e dar uma lição de moral no vencendor da edição, Marcelo Dourado, por posturas homofóbicas. Serginho ficou em 7º lugar no programa.

Serginho Orgastic
Divulgação/TV Globo
Serginho Orgastic



Dicésar - BBB 10
Primeira drag queen a participar do Big Brother Brasil, Dicesar Ferreira, conhecido nas noites como Dimmy Kieer , também fez parte da edição histórica de 2010. Com seu jeito descontraído, conquistou o público e os brothers e sisters. Uma das festas do programa daquele ano teve o tema “drag” e Dicesar apareceu montada para todo o Brasil, apresentando a Dimmy Kieer. Dicesar ficou em 5º lugar. Depois do programa, ele já fez diversas participações, montado e desmontado, em programas de TV.

Dicésar e Dimmy Kieer
Divulgação/TV Globo
Dicésar e Dimmy Kieer



Angélica Morango - BBB 10
Primeira sister abertamente lésbica a participar do Big Brother Brasil, Angélica Martins, mais conhecida pelo apelido “Morango”, completou o trio que o programa nomeou de “coloridos”, junto de Dicesar e Serginho. A ex-sister foi a 7ª participante a deixar a casa e a primeira do trio. Formada em jornalismo, depois do BBB ela já teve destaque como apresentadora de rádio e como colunista.

Angelica Morango
Divulgação
Angelica Morango


Daniel Rolim - BBB 11
O administrador recifense Daniel ficou em terceiro lugar na edição de 2011, que tentou repetir a fórmula de sucesso de 2010, colocando várias pessoas LGBT. Daniel ficou famoso por fazer uma amizade com um coqueiro e chegou até a dançar com ele em uma das festas do reality. No BBB 20, Daniel e o coqueiro inspiraram uma atividade do Monstro.

Daniel Rolim foi um dos destaques do BBB 11
Divulgação/TV Globo
Daniel Rolim foi um dos destaques do BBB 11



Ariadna Arantes - BBB 11
Primeira e única mulher  trans a participar das 21 edições do BBB, Ariadna foi a 1ª eliminada da casa, ao enfrentar Lucival França, que é homossexual, no paredão. Ela prometeu ao público que, se ficasse na casa, nadaria nua na piscina. Ela voltou e ficou até a 9ª semana do programa.

Você viu?

Ariadna
Divulgação/TV Globo
Ariadna



Depois de eliminada, Ariadna, que é modelo, chegou a posar nua mais de uma vez. Ela também participou de programas de TV e ficou muito tempo morando na Itália, com o marido. Recentemente, Ariadna, que foi a LGBT mais famosa da edição de 2011, questionou o programa porque ela havia sido a única pessoa trans em 21 edições.

Lucival França - BBB 11
O jornalista Jucival foi o sexto eliminado da edição de 2011 do BBB. O brother é casado com outro homem, baiano e possui mestrado.

Lucival França
Reprodução
Lucival França

Diana Balsini - BBB 11
Lésbica assumida, Diana ficou em 4º lugar no programa. Enquanto estava na casa, chegou a beijar duas mulheres diferentes, Maria, que venceu a edição, e Michelly, que saiu na quarta semana. Diana ficou muito irritada com Daniel Rolim por ele tê-la chamado de “sapa” dentro do BBB.

Diana
Divulgação/TV Globo
Diana



Analice de Souza - BBB 12
Bissexual, a sexóloga e dona de um bar foi a primeira a ser eliminada do programa. Quando participou da edição, Analice também era umas poucas mulheres gordas no programa. Ao sair do programa disse, em entrevista, ainda nos estúdios do BBB, que “eu vim representar muita gente que quer se libertar em relação a alguma coisa excêntrica ou em relação ao próprio corpo, ser segura e se olhar no espelho: estou linda”.

Analice
Divulgação/TV Globo
Analice



João Carvalho - BBB 12
O advogado e gay, João Carvalho foi o participante mais velho da edição, na época com 47 anos de idade. Careca, com alargadores e muitas tatuagens, João chamou a atenção dos telespectadores e ficou em 5º lugar no programa, após enfrentar 5 paredões.

João Carvalho
Divulgação/TV Globo
João Carvalho



Aslan Cabral - BBB 13
O pernambucano artistas plástico foi o único representante da comunidade LGBT a participar do BBB 13. Na época, ele já era casado, fora do programa, com um médico, com quem está junto até hoje, completando 13 anos.

Aslan Cabral
Divulgação/TV Globo
Aslan Cabral



Clara Aguiar - BBB 14
Assumidamente bissexual, Clara formou o primeiro casal LGBT do Big Brother Brasil, junto de Vanessa Mesquita (próxima da lista). Juntas, as duas -- que eram “shipadas” pelos telespectadores com o nome “Clanessa” --, protagonizaram diversas cenas quentes e de muitos beijos e carinho.

Fora da casa, ela era casada com um homem, com quem tinha um filho, Max – o que causou muita polêmica do lado entre os telespectadores. Clara ficou em terceiro lugar na edição de 2014 do reality. Depois, ela se separou, se casou com o produtor musical Giu Daga, com quem teve um filho, Lemmy.

Clara e Vanessa, da edição de 2014 do BBB, foram o primeiro casal lésbico do programa
Reprodução
Clara e Vanessa, da edição de 2014 do BBB, foram o primeiro casal lésbico do programa



Vanessa Mesquita - BBB 14
Apesar de formar um casal com Clara, Vanessa ainda não era assumidamente bissexual. Grande vencedora do BBB 14, hoje Vanessa, que é modelo, é assumida e namora um rapaz.

Vagner Lara - BBB 14
Gay, Vagner foi eliminado na sexta semana do programa. Ele contou aos brothers e sisters que sofreu um abuso na infância, em um colégio de padres no qual estudava. Ele também confessou que sentiu atração por João Almeida, primeiro a ser eliminado da edição de 2014. Antes de participar do programa, Vagner já fez apresentações como drag queen, mas não falou sobre isso dentro do reality show.

Vagner Lara
Divulgação/TV Globo
Vagner Lara

Mahmoud Baydoun - BBB 18
Ao entrar no BBB, Mahamoud prometeu que faria o primeiro casal gay do programa. Mas ele não encontrou um parceiro. Psicólogo e sexólogo, ele foi o sexto a deixar o programa e, hoje, se destaca nas redes sociais, dando dicas para a prática sexual.

Mahmoud
Divulgação/TV Globo
Mahmoud

Ana Paula - BBB 18
Famosa com o bordão "olha ela!", antes de entrar no programa, Ana Paula ainda não tinha falado publicamente sobre sua orientação, mas dentro da casa disse que era bissexual. Ela afirmou que só teve relacionamentos sérios com homens, mas que já ficou com mulheres. Na época estudante de jornalismo, Ana Paula ficou em terceiro lugar, junto de Ayrton.

Ana Paula
Divulgação/TV Globo
Ana Paula

Gabi Hebling - BBB 19
A designer Gabriela Hebling é abertamente lésbica e foi a 11ª eliminada do BBB 2019. Negra, ela chegou a discutir algumas vezes com a vencedora da edição, Paula von Sperling, por questões como racismo e homofobia.

Gabi Hebling
Divulgação/TV Globo
Gabi Hebling

Rodrigo Ferreira - BBB 19
Foi apontado como homossexual pela vencedora da edição de 2019, mas não se pronunciou sobre o fato. O irmão dele, fora do programa, deu uma entrevista dizendo que Rodrigo gosta de pessoas, mas que não se define e que é muito reservado quando se trata de relacionamentos.

Rodrigo Ferreira
Divulgação/TV Globo
Rodrigo Ferreira

Victor Hugo - BBB 20
Assexual, Victor foi o 7º eliminado do programa. O brother não conquistou muito a audiência e saiu da casa com uma grande rejeição, após insistir numa ideia de um trisal entre ele, Guilherme Napolitano e Gabi Martins, mas que, de fato, nunca aconteceu. O participante chegou a pedir para Gui não ficar com Gabi perto dele.

Victor Hugo
Divulgação/TV Globo
Victor Hugo

Boca Rosa - BBB 20
Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, foi a 5ª eliminada do programa. Enquanto esteve na casa, disse não sabia se era hétero ou bissexual.

Boca Rosa
Divulgação/TV Globo
Boca Rosa

Marcela Mc Gowan - BBB 20
Bissexual, Marcela foi uma das favoritas dos telespectadores na edição de 2020. Médica com foco em saúde LGBTQIA+, ela tem um irmão que é trans. Durante o período que ficou no BBB, os telespectadores “shipparam” ela com Gizelly. Como o casal nunca foi para a frente, Marcela iniciou um romance com Daniel Lenhardt, que a fez cair no conceito dos internautas. Hoje, ela namora com a cantora Luiza.

Marcela Mc Gowan
Divulgação/TV Globo
Marcela Mc Gowan

Daniel Lenhardt - BBB 20
Participante da casa de vidro, Daniel entrou no BBB depois de todos. Em vários momentos do confinamento, ele disse que se sentia atraído por homens e mulheres. Assim que entrou na casa, os internautas “shipparam” ele e o Felipe Prior.

Daniel Lenhardt
Divulgação/TV Globo
Daniel Lenhardt


    Leia tudo sobre: BBB

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!