Saiba as definições que fazem um perfume ser considerado feminino
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Saiba as definições que fazem um perfume ser considerado feminino

O mercado de moda e de produtos de beleza e bem-estar vem tentando desvincular as definições de feminino e masculino. Em um momento em que as pessoas se sentem mais livres para expressarem a si mesmas sem rótulos, os produtos agênero ou não vinculados a um gênero específico têm despontado com força. No caso de perfumes, esse movimento tem acontecido da mesma maneira; no entanto.

O processo de criar um perfume definido como feminino ou masculino engloba diversas etapas, pré-definições e, principalmente, busca decifrar traços de personalidades atribuídos a um determinado grupo em fragrância. No entanto, William Mello, CEO e fundador da Età Cosmetics, afirma que essas definições se tornam cada vez mais obsoletas.

“Hoje em dia existe uma infinidade de fragrâncias e, com isso, é um pouco ultrapassado fazer a separação entre perfumes femininos e masculinos, já que diversas notas podem compor perfumes para todos os gêneros”, aponta o especialista. No entanto, cada categoria de perfumes conta com ingredientes e sensações bastante características.

No caso dos perfumes ditos femininos, por exemplo, a proposta da fragrância é traduzir a personalidade associada às mulheres. “Associado a isso temos essências que combinam perfeitamente com a mensagem que ela gostaria de expressar ao usar um perfume”, diz Mello.

Composição

Mello explica que as essências adocicadas, florais e frutadas são mais usadas para basear os perfumes e referenciar a personalidade da mulher. Ou seja, são características que são mais concentradas na delicadeza e leveza.

No entanto, a depender dos ingredientes usados, é possível que um odor remeta a outros traços de personalidade, modernidade, romantismo e determinação, por exemplo. Uma boa pedida para fazer a diferenciação de perfumes desconsiderando os rótulos de gênero é se deixar guiar pelas sensações olfativas despertadas por cada perfume. “Costumamos dizer que não é a pessoa que escolhe o perfume, e sim o perfume que escolhe a pessoa”.

O especialista afirma que os ingredientes e composições usadas nos perfumes acabam formando uma espécie de padrão. “O que vai diferenciar e causar uma impressão de feminilidade, refrescância e suavidade é a combinação perfeita das notas”, aponta.

Veja quais são os ingredientes mais comumente usados em perfumes "femininos". Além dos odores em si, algumas fragrâncias podem optar por ingredientes a depender da simbologia que cada ingrediente pode acrescentar ao blend. “Para mulheres que não são adeptas apenas de perfumes frescos, existe uma variedade de fragrâncias mais fortes, com notas amadeiradas, cuir [couro] e musk, por exemplo”, aponta Mello.

Bergamota

A bergamota corresponde, basicamente, ao odor de tangerina com notas mais picantes. É um óleo extraído da goma não comestível cultivada na Itália. É ideal para quem gosta de odores mais cítricos e que marcam presença.

Jasmim

Essa flor é extremamente utilizada em perfumes femininos que pode demarcar diversas sensações a depender do restante da composição. O jasmim pode ser usado para transmitir sensualidade, inocência e até delicadeza.

Lírio

O aroma do lírio é floral, mas tem tons mais amadeirados, sendo uma opção para quem prefere odores mais fechados. Os lírios rosas e brancos são os mais comumente usados nas composições, já que esses odores são mais predominantes e duram mais tempo.

Ylang Ylang

Corresponde a um odor encontrado nas árvores evergreen asiáticas; por isso, é considerado um ingrediente mais caro. Apesar de vir de uma flor, o fundo do Ylang Ylang é mais frutado e pode remeter também a especiarias, como o cravo.

Sândalo

Ingrediente indiano, é um óleo extraído da sandália do país e é um dos compostos de perfumes mais antigos do mundo. É muito usado em bases de perfumes, principalmente os amadeirados e doces.

Rosa

Um dos compostos mais clássicos em fragrâncias, a rosa é ideal para conseguir um aroma extremamente romântico e jovial. Existem diversas espécies de rosas utilizadas em fragrâncias, sendo que cada uma delas pode oferecer uma gama diferente de sensações ao olfato.

Patchouli

É um tipo de odor com base mais amadeirada e terrosa. O ingrediente passou a ser usado em blends na Indonésia e na Malásia, já que é uma planta endêmica dessas regiões. É usado principalmente como ingrediente de base.

Fava Tonka

O ingrediente vem das sementes de cumaru, também conhecida como baunilha brasileira. A fragrância de perfumes que contam com fava tonka na composição é bastante adocicado.

Destaque de ingredientes

Para saber qual é o odor que mais se destaca em uma fragrância, vale a pena se atentar às seguintes definições.

Família olfativa

É o rótulo dado a um grupo de fragrâncias com características em comum. É a personalidade do perfume. A família olfativa auxilia na hora da escolha a depender das preferências de cada pessoa. As principais são: amadeirada, chypre, frutal, floriental, oriental, floral, cítrica e fougère.

Nota de saída

É a fragrância que é sentida nos primeiros minutos da fragrância. Geralmente, opta-se pelos cheiros mais leves, frescos ou mesmo cítricos.

Nota de corpo

É a principal nota de uma fragrância; ou seja, é a que aparece logo depois da nota de saída ficar mais fraca. É mais comum que sejam usados elementos florais como a nota de corpo dos perfumes femininos.

Nota de fundo

É considerada como a identidade final de uma fragrância, já que é a nota que se sente por último. Por isso, o composto da nota de fundo é o que vai durar mais tempo na fragrância.

Além da fragrância

A escolha da composição é o fator mais determinante para fisgar o olfato. No entanto, toda construção do produto importa para se sobressair aos olhos de cada pessoa, a depender de personalidades e gostos.

Mello aponta que o visual é extremamente importante e pode atrair alguém a um perfume ou causar curiosidade para prová-lo, por exemplo. “Caixa, frasco e o conceito no geral são peças fundamentais no desenvolvimento. Isso faz com que o perfume não seja apenas mais uma fragrância, e sim um produto com personalidade, história e capaz de causar afeto e impacto em quem usar”, afirma.

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