
A 29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, marcada para o dia 22 de junho, na Avenida Paulista, promete um espetáculo à parte com a presença de um acessório repleto de significado: o leque.
O objeto, usado ao longo da história para simbolizar poder e sofisticação, ganhou novos significados nas mãos da comunidade LGBT+, tornando-se um ícone de performance, identidade e celebração.
Com raízes nas ballrooms dos anos 1970, onde a cultura LGBT+ encontrou espaço para expressão e resistência, o leque hoje carrega simbolismos que vão além da estética.
“Além de ser um item fundamental nos eventos de grande porte, como os shows de Madonna e Lady Gaga, os leques nos lembram do processo de emancipação e festividade da comunidade LGBT+ na década de 1970, durante as ballrooms. Usá-los também é celebrar pessoas que abriram os caminhos para nossa população”, explica Nelson Matias Pereira, presidente da APOLGBT-SP, organização responsável pela Parada.
A simbologia do acessório também marcou a edição anterior do evento. O escritor João Silvério Trevisan, de 80 anos, compartilhou em suas redes sociais a emoção ao participar da “orquestra de leques” na ParadaSP 2024:
“Foi de indescritível beleza ver e participar da orquestra de leques se abrindo e batendo em toda a avenida Paulista, como se um maestro invisível a regesse. Era assim: tlá para nossa afirmação, tlá-tlá para nossa resistência (...) Esperei meus 80 anos para usar lindamente um leque que o Põe na Roda me deu de presente anos atrás. De agora em diante vai ser assim: TLÁ-TLÁTLÁ!”

Neste ano, o tema da Parada é “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”, abordando a importância de cuidar, valorizar e garantir políticas públicas para a população LGBT+ idosa, uma geração que resistiu e pavimentou caminhos.
Para os que desejam levar um leque especialmente criado para a ocasião, a loja Império dos Leques desenvolverá modelos exclusivos que estarão à venda na 24ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, no dia 19 de junho, no Memorial da América Latina.
Parte da renda obtida com os produtos será destinada a ações promovidas pela ParadaSP ao longo do ano, fortalecendo o empreendedorismo e a visibilidade LGBT+.