
A drag queen e apresentadora Manila Luzon prestou homenagem à amiga e também drag queen Jiggly Caliente durante o velório realizado no último final de semana. A artista filipino-americana morreu aos 44 anos, após complicações causadas por uma infecção grave.
Manila emocionou o público com um discurso que emulou um roast — uma apresentação que visa fazer piadas depreciativas sobre a anfitriã. Emocionada, a drag queen relembrou momentos felizes com a amiga.
Manila contou histórias inéditas ao lado de Jiggly, incluindo a primeira vez em que se apresentaram juntas e os bastidores da entrada da amiga no reality RuPaul’s Drag Race — Manila participou da terceira temporada e Jiggly na quarta.
“ Eu acabei de mandar todas essas piadas pra ela por mensagem, David. É meio louco, porque o mundo inteiro está despejando amor por Jiggly. Eu só queria saber o que ela acharia disso, porque eu sei que ela ia odiar ”, começou Manila. Ela lembrou que as duas viveram o “ sonho drag ” por 20 anos.
A relação entre as artistas começou no clube The Web , em Nova York, quando Jiggly coroou Manila como Miss Gay Asia America .
“ Era meu primeiro concurso. Os jurados tinham outros planos. Fiquei em segundo lugar. Mas a Jiggly amava concursos. Se arrumava toda só pra assistir ao Miss Universo na TV ”, disse.
Jiggly morreu após complicações de infecção grave
Manila compartilhou também que ajudou a criar a apresentação de Jiggly quando ela venceu o Miss Universal Latina .
“Ela nem era tecnicamente latina, mas venceu. Ela era filipina, então talvez tenha um sangue espanhol aí. E o sobrenome dela era Caliente, então conta.”
A drag queen contou como ajudou a amiga a entrar em RuPaul’s Drag Race.
“ Depois de um show, fomos até a loja da Apple que acabava de abrir, na 59ª rua. Filmamos o vídeo ali, foi uma produção digna de Beyoncé. Mesmo parecendo uma versão glamourosa do Augustus Gloop subindo o tubo de chocolate de Willy Wonka. Mas isso fez com que ela fosse selecionada .”
A amizade também se refletiu no trabalho. “ Fizemos música, videoclipes, viajamos o mundo. E ela convenceu o elenco inteiro a colocar strass na ponta do nariz. Um espinhaço de Swarovski ”, brincou Manila.
A artista se emocionou ao recordar a última viagem que fizeram juntas às Filipinas. “ Ela cozinhou o melhor espaguete filipino que já comi. Só conhecia o do Jollibee. E foi nesse momento que refletimos sobre o quanto tínhamos conquistado .”
“ Eu nunca imaginei que faríamos tudo isso, Jiggly. E fico muito triste por não podermos continuar sonhando juntas. Tenho tanto orgulho de tudo que você conquistou. Do que representou para a comunidade filipina e trans. E da mulher que você se tornou ”, finalizou. “ Também tenho muito orgulho da nossa amizade. Eu não sei quem é a próxima pessoa a falar. Ah, é a Myra e a Caroline .”