Todos os anos, funcionários da Biblioteca Pública de Newberg, no estado de Oregon, Estados Unidos, hasteiam uma bandeira LGBTQIAPN+ durante o mês de junho, em celebração ao Mês do Orgulho. Na noite da última quarta-feira (5), tiros foram disparados contra uma das janelas do local, tendo a bandeira como alvo.
A bandeira em si não foi danificada, o vidro, no entanto, ficou totalmente danificado. “Fiquei com raiva e também profundamente desapontado por alguém ter feito isso”, disse Will Worthey, administrador municipal de Newberg, ao KGW8.
As autoridades locais disseram que o tiroteio aconteceu por volta das 19h, enquanto a biblioteca ainda estava aberta, ao longo da East Hancock Street, perto da biblioteca. Os funcionários acreditam que tenha sido utilizada uma arma de ar comprimido.
“Ninguém foi ferido. Nesta noite, por volta das 19:10, um projetil foi disparado conta a janela da biblioteca na área sudeste do prédio. O vidro original de 1912 está intacto. O novo vidro de proteção, instalado com fundos de subvenção em janeiro de 2024 foi destruído”, escreveu a equipe da Biblioteca Pública de Newberg em uma publicação no Facebook.
A polícia não está certa se o atirador estava em um veículo ou caminhando pela área no momento em que alvejou a bandeira. No entanto, eles estão investigando o tiroteio como um possível crime tendencioso (praticado por ódio). As autoridades também estão coletando imagens das câmeras de vigilância da biblioteca e das empresas vizinhas.
“É claramente um ato patético”, disse Will Worthey sobre o tiroteio.
O detetive do Departamento de Polícia de Newberg-Dundee, David Fouch, disse que casos como esses são “analisados com maior atenção”. Recentemente, a cidade teve uma série de incidentes anti-LGBTQ.
Há três anos, o Conselho Escolar de Newberg proibiu as bandeiras do Orgulho. Então, em 2022, uma pessoa foi flagrada em um vídeo de vigilância queimando a bandeira do Orgulho que pertencia a um morador.
“Tivemos coisas negativas no passado recente”, disse o prefeito, Bill Rosacker. “Mas o povo de Newberg ama as pessoas”. Afirmando que sua comunidade precisa enfrentar o ódio. “Nossa cidade, como todas as cidades, precisa defender o que é certo”.
Se a pessoa que atirou contra a bandeira for encontrada, os líderes da cidade esperam que ela seja punida e pague pelos danos ao patrimônio público.“Espero que alguém tenha que pagar uma indenização por isso”, disse Will Worthey.